Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Covid-19: As 44 mil doses da Coronavac recebidas do Ministério da Saúde serão utilizadas na 1ª e 2ª aplicação aos grupos prioritários no TO
    NORTE

    Covid-19: As 44 mil doses da Coronavac recebidas do Ministério da Saúde serão utilizadas na 1ª e 2ª aplicação aos grupos prioritários no TO

    Por Norte do Tocantins19 de janeiro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Covid-19: As 44 mil doses da Coronavac recebidas do Ministério da Saúde serão utilizadas na 1ª e 2ª aplicação aos grupos prioritários no TO

    O governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, deu início na noite desta segunda-feira, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen).

    O Ministério da Saúde enviou 44 mil doses da vacina CoronaVac ao Tocantins, que serão utilizadas na primeira e segunda doses da imunização dos trabalhadores da saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

    Para os que receberam o imunizante, o sentimento é de alegria e gratidão em participar do evento que marcou o início daquilo que pode representar a esperança de dias melhores para toda a população. “Uma emoção muito grande, principalmente por já ter contraído o vírus e agora ter a oportunidade de ser vacinada. Agradeço a Deus e ao Governo do Estado que sempre se empenhou para que esse momento fosse concretizado”, comemorou Edileuza Ferreira dos Santos, de 52 anos, que atua na linha de frente no Hospital Regional de Gurupi.

    O mesmo sentimento foi compartilhado pela técnica em Enfermagem do Hospital Geral de Palmas (HGP) Jocília Tito Barbosa, que optou em permanecer trabalhando na linha de frente de combate à Covid-19 desde o início da pandemia, mesmo fazendo parte do grupo de risco. “A sensação foi maravilhosa em saber que estamos iniciando uma campanha desse porte, que representa a esperança para os colegas e para a população. Essa data é histórica e temos que agradecer a Deus e aqueles que lutaram para que esse momento fosse concretizado”, disse.

    A terceira pessoa vacinada na solenidade foi José Arnaldo, 30 anos, da etnia Xerente, da Aldeia Funil, localizada em Tocantínia.

    O governador Mauro Carlesse agradeceu a equipe da Secretária da Saúde e lembrou das dificuldades enfrentadas com o advento da pandemia e a luta junto ao Ministério da Saúde em busca de ajuda. “Esse dia representa fé e esperança. Graças a Deus hoje estamos podendo realizar esse dia histórico, que é motivo de muita felicidade, mas é importante lembrar que com a pandemia vieram a falta de oportunidade, o desemprego e a fome para muitas famílias, que nos obrigou a atender esse segmento da população com kits de alimentação”, disse o governador, lembrando que somente em 2020 foram distribuídas mais de 1 milhão de cestas básicas.

    Plano de imunização

    O Tocantins foi um dos primeiros estados a apresentar um Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19. A Secretaria Estadual da Saúde já dispõe de estoque de seringas e da logística definida para agilizar a entrega das doses aos 139 municípios.

    O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, explicou que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde serão utilizadas na aplicação das primeira e segunda doses. Segundo ele, a expectativa é que os lotes sejam enviados em um curto espaço de tempo para atender novos grupos prioritários, provavelmente profissionais da educação, segurança e aqueles privados de liberdade.

    O secretário ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde. Para facilitar a logística, foram criados dois centros de distribuição, em Palmas e em Araguaína. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

    A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

    #Agência Nacional de Vigilância Sanitária #Lacen #Sinovac Anvisa Coronavac Covid-19 Governo do Tocantins Instituto Butantan Mauro Carlesse Ministério da Saúde Norte do Tocantins
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorMoedas de ouro e bronze do século XIX são encontradas enterradas no Pará
    Próximo artigo Corpos são resgatados no lago em Porto Nacional
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.