Foto: Elisangela Silva

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Palmas, da 254ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES).

Na pauta estava a apresentação de relatórios orçamentários de 2019; apresentação de índice de infestação do Aedes Aegypti nos municípios; deliberações sobre solicitação de criação do Curso de medicina; audiências públicas; apresentação de propostas para 2020 e a apresentação de novos conselheiros.

Durante a reunião, Wanderlei Barbosa destacou os avanços nos hospitais de referência do Estado e falou da importância de importantes municípios, como Palmas e Araguaína, colaborarem mais com a saúde pública.  “Saúde é feita por todos os entes federativos, sabemos que alguns municípios não colaboram com isso, precisam colaborar. A pessoa não pode estar lá em Buritirana ou lá em Taquaruçu, por exemplo, e com uma simples fratura já são direcionados ao HGP, as UPAs fazem apenas os primeiros atendimentos e dão encaminhamentos”, pontuou Wanderlei Barbosa.

O vice-governador mencionou ainda que os municípios de Taguatingua, Tocantinópolis, Peixe e outros, mesmo com todas as dificuldades que enfrentam, possuem hospital municipal e realizam até procedimentos cirúrgicos. “Palmas e Araguaína não colaboram, a saúde é feita praticamente toda pelo Estado, municípios de muito menor porte como Peixe, Taguatingua e Tocantinópolis possuem hospital municipal”, ressaltou.

Wanderlei Barbosa disse ainda que as observações feitas pelo Conselho Estadual de Saúde têm o respeito do Governo do Estado.

Conselho

O CES tem a responsabilidade de conduzir de forma plena suas funções deliberativas e fiscalizadoras da execução das políticas públicas de saúde. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Mário Benício dos Santos e contou com a presença do Secretário de Saúde, Edgar Tollini.

Vice-governador com presidente do CES, Mário Benício dos Santos e Secretário de Saúde, Edgar Tollini
Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.