Foto: Divulgação

Em nota, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto) vem a público manifestar apoio e solidariedade aos servidores do Poder Judiciário estadual que estão sendo ligados à investigação da Polícia Civil que apura o acesso indevido a processos sigilosos no sistema e-Proc.

Nota resposta- Operação Chave Mestra

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto) vem a público manifestar apoio e solidariedade aos servidores do Poder Judiciário estadual que estão sendo ligados à investigação da Polícia Civil que apura o acesso indevido a processos sigilosos no sistema e-Proc, mantido pelo Tribunal de Justiça. As investigações apontam a negociação das informações de caráter restrito, obtidas a partir de senhas de servidores do Poder Judiciário.

O SINSJUSTO lembra que a utilização da senha dos servidores não significa, necessariamente, que os trabalhadores detentores das mesmas as tenham usado para fins ilegais de divulgação de partes sigilosas de processos e ações.

Por isso, e pela operação ainda seguir em tramite de investigação, o Sindicato repudia, veementemente, a divulgação das identidades das pessoas indagadas até o momento e está atônito com o fato de que em uma investigação que apura a divulgação de informações restritas, a própria sigilosidade dos procedimentos investigativos não tenha sido mantida.

O representante do Sinsjusto, Fabrício Ferreira, diz que a forma do conteúdo vem sendo divulgado causa estranheza. “É de clareza solar, para nossa tristeza, que a mídia, reservando algumas exceções, é claro, sustenta sua pauta sob a égide do escândalo, sem se preocupar de forma responsável com o conteúdo vinculado. Não se atem aos princípios constitucionais julgam, condenam e executam a sentença lançando em uma cortina de fumaça negra,  qualquer um, e o faz sem qualquer responsabilidade, usando como sustentáculo a ‘liberdade de impressa’, mas ao passo que não tem o mesmo esmero em reaver os efeitos morais após a elucidação dos fatos.”

“Mais quimérico foi que a operação tratava-se de quebra de sigilo, sendo a investigação também um ato sigiloso, como a mídia obteve nomes?” , questiona Fabrício Ferreira, que continua afirmando que a entidade acompanhará de perto todo desenrolar das investigações ” vamos seguir acompanhando, com o objetivo de salvaguardar os direitos individuais dos nossos servidores envolvidos.”

O Sinsjusto lembra, ainda, que em todas as áreas do TJTO há uma grande rotatividade de estagiários que, por conseqüência da quantidade de trabalho e prazos, acabam tendo acesso às senhas dos servidores

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHeber Fidelis, secretário da Seciju, se reúne com Sergio Moro para tratar de demandas do TO
Próximo artigoMPE quer saber se as barragens do Projeto Rio Formoso cumprem normas de segurança