Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação
Foto: Prefeitura de Dois Irmãos/Divulgação

O Ministério Público Estadual (MPE-TO) abriu inquérito civil para investigar atos ilícitos supostamente praticados pelo prefeito de Dois Irmãos do Tocantins, a 200 km da Capital. De acordo com denúncia feita ao órgão, Wanilson Coelho Valadares (PV) teria contratado bandas de música com uso de R$ 100 mil que seria destinado à saúde do município e alugado veículos de propriedade de seu irmão, Romilson Coelho Valadares.

O procedimento foi instaurado no último dia 7 pela promotora de Justiça de Miranorte, Thais Massilon Bezerra, mas publicado no Diário Oficial do MPE-TO na última quinta-feira, 10. Conforme o documento, o chefe do Executivo teria desviado verba da saúde para contratação dos shows e ainda alugado veículos do irmão.

Segundo o Ministério, saúde é direito de todos e dever do Estado e tem, por lei, pelo menos 15% dos impostos arrecadados destinados para serviços da área. Além disso, o “indevido emprego de recursos públicos destinados ao custeio das ações e serviços públicos de saúde em despesas diversas caracteriza desvio de finalidade e abuso de poder violador de princípios administrativos”, pontuou a promotora em trecho do documento.

Quanto ao aluguel de carros, o MPE-TO afirmou que a ação de contratar bens de parentes fere o princípio constitucional da impessoalidade e pode configurar improbidade administrativa.

Com o inquérito, o órgão apurará se as ações são verídicas, podendo ser o prefeito denunciado por improbidade administrativa. (Jornal do Tocantins)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPE requer aplicação de multa contra Cariri do TO por descumprimento de TAC
Próximo artigoPolícia prende suspeitos de matar comerciante em Tocantinópolis