Foto: Montagem NT
Foto: Montagem NT

Os 24 deputados estaduais tomarão posse na sexta-feira, 1º, e o primeiro compromisso deles será eleger a nova mesa diretora da Assembleia. Dos nomes colocados na disputa até agora, apenas a atual presidente, Luana Ribeiro (PSDB), e Toinho Andrade (PHS) devem disputar. Nilton Franco (MDB) e Eduardo do Dertins (PPS) não conseguirão viabilizar suas candidaturas.

Vilmar de Oliveira (SD) já tinha retirado a pré-candidatura com a condição de que Amélio Cayres (SD) fosse o candidato a vice de Toinho, um acordo, conforme parlamentares, com as bênçãos do Palácio Araguaia, que, por sua vez, jura por todos os juros que não entra na disputa. “Já entrou faz tempo”, debochou um deputado da postura pseudo sacra do governo.

Os palacianos garantem que a fatura está liquidada para Toinho e teve quem arriscasse o placar de 19 votos a 5 em favor do pré-candidato do PHS.

No entanto, aliados de Luana avisam que ninguém deve considerar o jogo como jogado até o apito final. E prometem surpresas nestes últimos dias.

No andar de baixo da Mesa Diretora, nada está definido. Apesar do acordo com Amélio Cayres, há resistências ao nome dele vinda de um adversário regional, o novato Jair Farias (MDB), que nega a quem lhe pergunta que esteja colocando o pé nas paredes contra o colega. O que Jair avisa a quem se lhe pergunta é que não vota em Amélio de jeito nenhum, mas que não tem a intenção de erguer obstáculos à candidatura dele.

Com a maior bancada na Casa, com cinco integrantes, o MDB deve se reunir ainda nesta terça-feira, 29, para fechar questão sobre a disputa da mesa diretora. O grupo deve apoiar a candidatura de Toinho, mas sobre as demais vagas — primeiro e segundo vices; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários —, não há nenhuma definição. Nem no MDB, nem entre os demais partidos. (Cleber Toledo)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorCavalo na pista deixa motociclista morto em Xambioá
Próximo artigoPresa pela 4ª vez, após minuciosa revista, Vovó do Tráfico é pega com dinheiro nas sandálias