De acordo com estatística do Tribunal Superior Eleitoral, o mais novo estado do País encontra-se em terceiro lugar no ranking de jovens eleitores, 16 a 17 anos (voto facultativo). Faltando apenas nove meses para as Eleições 2018 é importante para quem está nessa faixa etária e deseja participar do pleito, comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade para fazer o alistamento eleitoral.

O Tocantins tem um saldo de 15.493 jovens eleitores, ficando atrás apenas do Amazonas e do Pará. A capital, Palmas, soma um total de quase 2 mil jovens eleitores (16 e 17 anos).

Voto consciente

Ana Maria Barcelos tem 17 anos e não perdeu tempo, já compareceu ao Cartório de Palmas e vota pela primeira vez em 2018. “Chega o momento que temos que contribuir com a sociedade. O jovem tem a ideia de fazer a diferença. Cada um deve fazer a sua parte. Para contribuir com a sociedade é preciso estudar o canditato, saber o que ele propõe, se defende seu modo de pensar. Acredito que agindo dessa forma podemos ter um voto mais consciente”, disse.

Retirada e transferência de título

A data de 9 de maio é o último dia para o eleitor que pretende votar requerer o título, alterar seus dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral. Também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral a fim de votarem nas Eleições de 2018.

O que diz a Lei

A Constituição Federal, em seu artigo 14, prevê o voto facultativo aos jovens que tenham 16 anos, no entanto, quem tem 15 anos e completa 16 até o dia da eleição também pode tirar o título. Esse entendimento surgiu a partir de 1994, depois que uma estudante do Espírito Santo, então com 15 anos de idade, solicitou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revisse seu entendimento sobre o tema para que fosse concedido o título eleitoral aos jovens nessa faixa etária. (Lília Mara)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIrmãos são condenados a 26 anos de prisão por homicídio e tentativa de homicídio
Próximo artigoGoverno troca comando da Polícia Militar em Tocantinópolis