Encerramento Curso de Agentes Comunitários em Ananás
Encerramento Curso de Agentes Comunitários em Ananás

Na tarde do último sábado, 27, aproximadamente 90 ananaenses concluíram a 42ª Edição do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS). A capacitação aconteceu no auditório da prefeitura municipal de Ananás, durante os dias 26 e 27, por meio de uma parceria entre a Assessoria de Polícia Comunitária, vinculada à Secretaria da Segurança Pública (SSP); 5ª Companhia Independente da Polícia Militar e a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil.

O CACS tem como objetivo capacitar a comunidade local para atuar voluntariamente em parceria com as polícias no desenvolvimento de ações de prevenção à criminalidade e promoção do bem estar social, sobretudo por meio da atuação dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEGs).

Fizeram parte da equipe de palestrantes policiais militares e civis, sendo ministradas disciplinas relacionadas à Polícia Comunitária, funções constitucionais das Polícias conforme o artigo 144 da Constituição Federal, comportamento do cidadão quando abordado pela polícia, prevenção ao uso de drogas, reconhecimento de situações de risco, mobilização social e Conselhos Comunitários de Segurança.

Para Letícia Cardoso, o curso proporcionou uma nova visão das polícias e um maior entendimento da importante função da comunidade na segurança preventiva nos municípios. “Saímos do curso com uma visão totalmente diferente dos trabalhos e dever da nossa polícia militar, polícia civil e judiciário, crentes de que com uma sociedade pró-ativa, mobilizadora, participativa e unida construiremos uma proximidade maior com as polícias, contribuindo para o aumento da segurança local de forma mais efetiva”, pontuou.

Os participantes receberam da Assessoria de Polícia Comunitária um certificado de 12 horas/aula, estando aptos a colaborarem com a segurança preventiva em suas respectivas comunidades.

CONSEG Ananás

Na ocasião, foi realizada a eleição por aclamação da diretoria do Conselho Comunitário de Segurança de Ananás – Biênio 2018-20, cuja presidência ficou a cargo do senhor Gesiel Guida Costa. O processo de implantação do CONSEG Ananás iniciou-se em novembro de 2017, sendo que o edital das eleições foi publicado no dia 18 de dezembro de 2017. Em virtude da inscrição de apenas uma chapa, a eleição deu-se por aclamação.

O CONSEG é uma ferramenta de participação social em segurança pública, atuando como entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária e que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário.

Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com antes públicos e privados.

Mais informações e a agenda das capacitações podem ser consultadas na Assessoria de Polícia Comunitária pelo telefone: 063-32181836 ou por email: [email protected].

Comentários do Facebook
Artigo anteriorHelicóptero realiza remoção de vítima de grave acidente com ônibus no sudeste do Estado
Próximo artigoPF desarticula quadrilha que fraudava recebimento de seguro desemprego