Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Inquérito Civil investiga contrato da empresa Umanizzare que administra presídios no Tocantins
    TOCANTINS

    Inquérito Civil investiga contrato da empresa Umanizzare que administra presídios no Tocantins

    By Norte do Tocantins11 de janeiro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Foto: Divulgação/ MPE/TO
    Foto: Divulgação/ MPE/TO

    O Ministério Público Estadual (MPE), por meio do Grupo Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gecep), instaurou nesta terça-feira, 10, um inquérito civil com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na contratação da empresa Umanizzare Gestão Prisional e Serviços Ltda, responsável pela administração das unidades prisionais Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP) e Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) em Araguaína.

    A instauração do inquérito foi motivada pelo fato de que as atividades realizadas pela Umanizzare são, em parte, típicas do exercício do poder de polícia e privativas dos agentes penitenciários. Portanto, não podem ser delegadas a particulares. “É dever do Estado garantir o cumprimento da pena, a segurança, a incolumidade dos detentos, a ordem social, dentro e fora do estabelecimento prisional”, destacam os promotores de Justiça responsáveis pelo caso.

    Como parte do inquérito civil, o MPE requisitará à Secretária de Segurança Pública informações sobre todos os servidores contratados e concursados que estão cedidos à Secretaria de Cidadania e Justiça para o exercício de funções típicas do sistema prisional nas unidades Casa de Prisão Provisória de Palmas e Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota.

    Foram solicitados à Secretária de Cidadania e Justiça avaliação e estudos de revisão geral do regime e modelo de gestão prisional no Estado do Tocantins, em articulação e com o apoio do Ministério da Justiça, para superar o quadro atual de manifesta ineficiência de gestão interna por terceirização da gestão da UTBG e CPP. Requer-se ainda que o Estado forneça o cronograma atualizado para o curso de formação dos aprovados no concurso da extinta Secretaria da Defesa Social.

    O MPE também cobra informações sobre os contratos e aditivos firmados com a Umanizzare entre dezembro de 2011 e dezembro de 2016, especificando-se o quantitativo de reeducandos administrados mês a mês, bem como o valor mensal pago pelo Estado por cada reeducando.

    Também será requerida comprovação da regularidade fiscal, técnica, jurídica e contábil da empresa Umanizzare. Segundo informações coletadas perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo, o capital social da Umanizzare seria de apenas R$18.400.000,00, valor bem inferior ao recebido dos cofres públicos do Estado do Tocantins pela gestão das unidades prisionais.

    O inquérito civil ainda solicita ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público de Contas a instauração de processo administrativo de revisão de valores contratuais firmados entre o Estado do Tocantins e a empresa Umanizzare, além da abertura de Tomada de Contas Especial para aferir possíveis pagamentos por serviços inexistentes e possíveis pagamentos com sobrepreço à empresa contratada.

    Por fim, o Ministério Público Estadual solicitou informações à Procuradoria Regional do Trabalho, Procuradoria da República e Polícia Federal acerca de procedimentos existentes nas respectivas instituições com relação à empresa Umanizzare Gestão Prisional e Serviços Ltda.

    O inquérito civil foi instaurado pelos Promotores de Justiça Paulo Alexandre Rodrigues de Siqueira, Roberto Freitas Garcia e Francisco José Pinheiro Brandes Júnior, integrantes do Gecep.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleMulher é arrastada pela correnteza do córrego Canindé em Araguaína e morre
    Next Article Estabelecimentos agropecuários devem realizar recadastramento junto à Adapec
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Inocentes: pai e filho são absolvidos de tráfico em caso de caminhão de melancias com 565 quilos de cocaína

    31 de julho de 2026

    Rodada de Crédito e renegociação de dívidas amplia acesso a soluções financeiras para pequenos negócios em Araguaína

    31 de julho de 2026

    Encerra amanhã o prazo para preenchimento dos questionários do IEGM 2026

    31 de julho de 2026

    Justiça Eleitoral do Tocantins adota horário especial a partir de segunda-feira, 3

    30 de julho de 2026

    Dorinha reúne coordenadores municipais em videoconferência para alinhar ações da pré-campanha

    30 de julho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa declara apoio a Gaguim para o Senado e destaca trajetória de lealdade e trabalho

    30 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Ao lado de Eduardo Siqueira, Dorinha afirma que disputar o Governo é “uma escolha pelo Tocantins”

    31 de julho de 2026

    Polícia Civil prende empresário suspeito de sequestrar, torturar e tentar matar homem em Paraíso do Tocantins

    31 de julho de 2026

    Gaguim amplia apoios com prefeita de Alvorada, ex-deputado Manoel Queiroz e vereadores de Santa Rosa e Rio dos Bois

    31 de julho de 2026

    Inocentes: pai e filho são absolvidos de tráfico em caso de caminhão de melancias com 565 quilos de cocaína

    31 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.