Foto: Divulgação

O prazo final para que as empresas do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins possam realizar o recolhimento da Contribuição Sindical Patronal é dia 31 de janeiro. A guia de recolhimento referente a 2016 foi enviada às empresas do setor e pode ser retirada no site www.fecomercioto.com.br. Como nos anos anteriores, os valores tidos como base para o segmento do comércio são estabelecidos pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e a tabela também está disponível no site da Fecomércio.

O pagamento pode ser efetuado em qualquer agência bancária ou lotérica. Em caso de atraso, terá acréscimo de multa de 10% nos 30 primeiros dias, com adicional de 2% por mês subsequente de atraso, além de juros de mora de 1% e correção monetária. Tanto os acréscimos quanto às correções estão previstas no artigo 600 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, o recolhimento da contribuição sindical é muito importante para o fortalecimento da categoria. “Essa contribuição permite aos sindicatos e a Fecomércio condições para atuarem em defesa da classe no Estado. Dentre as várias ações que são realizadas em prol do empresariado, podemos citar a busca de equilíbrio nos direitos e deveres entre empresários e colaboradores junto às convenções coletivas de trabalho, além de outros benefícios como a Câmara de Conciliação, a Carteira Empresarial e a Consultoria Jurídica”, pontuou Pisoni.

Segundo o Diretor Sindical, Rubens Pereira da Luz, a exemplo do ano passado, o processo de geração da guia foi simplificado. “O empresário que não recebeu o boleto em sua empresa pode procurar o seu sindicato ou retirar a guia acessando o site da Fecomércio. Para tanto, basta clicar no banner Contribuição Sindical, digitar o CNPJ, o capital social, a competência 2016 e o sindicato no qual a sua empresa se enquadra”, explicou o Diretor.

Sobre a Contribuição Sindical

A Contribuição Sindical é obrigatória, conforme determina os artigos 580 a 610 da CLT e Notas Técnicas da Secretaria das Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (SRT/MTE) de nº 64 e 202/2009. A contribuição deve ser recolhida ao sindicato patronal devido a sua categoria. Caso a empresa não se enquadre em nenhuma categoria abrangida pelos Sindicatos Patronais do Comércio, ou seja, as classes inorganizadas do comércio, o recolhimento deve ser destinado à Fecomércio Tocantins.

A Fecomércio Tocantins possui 10 sindicatos filiados, sendo eles: o Sindicato do Comércio Atacadista de Produtos Alimentícios e de Bebidas do Estado do Tocantins (Siapabe); o Sindicato do Comércio Varejista de Móveis, Artigos de Colchoaria, Tapeçaria e Decoração do Estado do Tocantins (Sicomov); o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Eletrônicos do Estado do Tocantins (Sicovame); o Sindicato do Comércio Varejista do Estado do Tocantins (Sicovar); o Sindicato do Comércio de Gêneros Alimentícios do Estado do Tocantins (Sigealto); o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Estado do Tocantins (Sincopeças); o Sindicato do Turismo e Hospitalidade do Estado do Tocantins (Sindhorbs); o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Tocantins (Sindifarma), o Sindicato do Comércio Varejista de Máquina e Equipamentos, Peças e Acessórios para uso na Agropecuária do Estado do Tocantins (Sindimáquinas) e o Sindicato dos Representantes Comerciais do Estado do Tocantins (Sirecom).

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSinpol cobra mais uma vez demandas da Polícia Civil em nova reunião com SSP
Próximo artigoGabinete de Gestão Integrada discute estratégias de combate à violência no Tocantins