Grades se tornam cada vez mais frequentes nos comércios de Araguaína
Grades se tornam cada vez mais frequentes nos comércios de Araguaína
Grades se tornam cada vez mais frequentes nos comércios de Araguaína

Sair às ruas ou fazer compras não tem sido mais uma atividade atrativa tão em Araguaína (TO), tendo em vista o perigo de ser assaltado e voltar para casa de mãos vazias. Roubos, assaltos e até homicídios, vem se tornando cenas frequentes no cotidiano araguainense. A criminalidade se alastra e a população fica a cada dia mais refém da violência na segunda cidade mais influente do Tocantins, com mais de 160 mil habitantes.

Somente neste último final de semana (dias 25 e 26 de janeiro), pelo menos 9 estabelecimentos comerciais foram assaltados em Araguaína. Segundo apurado pela reportagem, a Boate Ótima, a Conveniência Saideira, no Setor Entroncamento, e a Conveniência do Posto Filadélfia, além de três farmácias, foram assaltados durante o final de semana. O estabelecimento Café José também foi alvo dos bandidos.

Ousadia dos criminosos

A ação de criminosos com atitudes ousadas vem deixando tanto a popualção os quanto a comerciantes ainda mais inseguros. Com um efetivo policial extremamente reduzido, a Polícia Militar não consegue inibir a ação de bandidos que já atuam à luz do dia na Cônego João Lima, avenida comercial mais movimentada da cidade.

A Conveniência Filadélfia e o Café José ficam na mesma Avenida do Quartel do 2º Batalhão da Polícia Militar, a aproximadamente 500 metros de distância. Os dois estabelecimentos ficam também em frente ao Complexo de Delegacias da Polícia Civil.

No dia 13 de janeiro, o trabalhador José Carlos Batista de Sousa, 41 anos, foi morto com um tiro na cabeça após reagir a um assalto na Distribuidora de Água São José, local onde trabalhava. O crime aconteceu por volta das 14h30min. Na madrugada do dia 22, os criminosos explodiram com dinamite uma farmácia para roubar o dinheiro que estava em um caixa eletrônico. O local ficou totalmente destruído e a quadrilha fugiu levando quase todo o dinheiro e ainda ateou fogo no veículo utilizado na ação.

A distribuidora de água a farmácia ficam a menos de 100 menos um do outro.

Furtos e assaltos em 2013

Em 2013, o comércio da cidade amargou nada menos do que 256 furtos e 231 assaltos. A preocupação é que o problema será agravado, já que está previsto a aposentadoria de mais de mil policiais somente este ano e o concurso promovido pelo Estado abriu somente 300 vagas para soldados.

Comerciantes

Essa “epidemia de violência” também vem sendo tema de várias reuniões organizadas pela Associação Comercial e Industrial de Araguaína (Aciara). Vários documentos já foram elaborados e encaminhados aos Governos Municipal e Estadual, mas até agora nenhuma medida foi adotada.

Na última reunião das entidades, que contou com a participação da OAB e do juiz criminal Antônio Dantas, foram sugeridas uma série de medidas, dentre elas sugerir ao poder público municipal a criação de uma guarda municipal; sugerir parcerias entre poder público e empresas para ressocialização de presos; sugerir projetos de cursos profissionalizantes no Presídio Barra da Grota, além da reestruturação e capacitação das Células Comunitárias.

Outras ações referem-se à organização de manifesto escrito e mobilização pública, além de criar uma comissão permanente para organizar e acompanhar as contas e gastos públicos.

(Arnaldo Filho e Fernando Almeida)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorPresa quadrilha que explodiu e roubou caixas eletrônicos em Brejinho
Próximo artigoLuana x Dimas, PR TO sugere nomes da comissão provisória à nacional