encontro das aguas entre rios araguaia e tocantinsRico em belezas naturais, o norte do Tocantins é uma boa opção de destino turístico para quem gosta de aproveitar o contato com a natureza. Além do encontro das águas dos rios Araguaia e Tocantins, no Bico do Papagaio, o Vale dos Grandes Rios, também localizado na região entre os dois rios, é uma área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica. Lugar rico em belezas naturais e roteiros de ecoturismo como trilhas, rios, cachoeiras, ribeirões, lago, grutas, cavernas e árvores fossilizadas, tão duras como rochas.

1000Na região estão as cidades de Filadélfia, Araguaína e Wanderlândia. Em Filadélfia, a 479 km de Palmas, o turista pode visitar um raro e importante patrimônio científico cultural: o Monumento Natural de Árvores Fossilizadas, formado por florestas petrificadas de aproximadamente 270 milhões de anos. O passeio deve ser agendado, requer guia turístico e disposição para caminhar dois quilômetros até chegar ao sítio fossilífero onde ficam os fósseis de caules, folhas e troncos de árvores.

milton visitou o sitio fossilifero de filadelfia e se encantou com o tesouro arqueologico encontrado na regiao
milton visitou o sitio fossilifero de filadelfia e se encantou com o tesouro arqueologico encontrado na regiao

Mas o passeio vale a pena! O gerente de engenharia, Milton Mineo Hirai, conta que foi ao sítio fossilífero de Filadélfia especificamente para conhecer a floresta petrificada, anterior à época dos dinossauros. “Sou do interior de São Paulo e estou no Maranhão a trabalho e como tenho interesse em paleontologia e arqueologia aproveitei a oportunidade para conhecer o Monumento de Árvores Fossilizadas. Como paleontólogo amador, achei fantástica a visitação, pois nunca havia tido a oportunidade de encontrar fósseis a céu aberto no Brasil”, afirmou.

Já em Araguaína, a cachoeira Véu de Noiva recebe o turista com quedas d’água de 20 metros, que formam uma piscina natural de águas geladas e límpidas onde o turista pode se refrescar e relaxar. Outra atração do município é o Lago Azul, formado pela construção de uma usina implantada na década de 60. No local o visitante pode praticar remo, esqui aquático e jetski. No Parque das Águas (Balneário da Jacuba) o turista também pode aproveitar uma boa infraestrutura de quiosques, quadras esportivas, restaurantes, área de camping e banhos refrescantes.

Um pouco mais ao norte, em Wanderlândia, o visitante pode aproveitar o contato com a natureza em passeios por cachoeiras, cânions, rios, grutas e cavernas. Nesta região é possível praticar esportes de aventura como rapel, rafting, tirolesa, trekking e bioacross, além de observação de pássaros e animais silvestres. As cachoeiras do Nascente do Areia, do Apertado da Hora e do Córrego Santa Bárbara proporcionam ao turista banhos revigorantes e divertidos.

Bico do Papagaio

Nesta região, o destino certo a visitar é o Balneário Manga, na cidade de Angico. No local, a Cachoeira do Trevo é ideal para o turista que gosta de tranquilidade e quer descansar ouvindo barulho da queda d´água. O município também oferece trilhas em meio à natureza quase que intocada, ribeirões e cachoeiras de águas cristalinas.

Em Esperantina, na divisa do Tocantins com o Pará, extremo norte do estado, o encontro das águas dos rios Araguaia e Tocantins impressiona quem tem a chance de ver de perto os dois rios que cortam o estado de sul a norte, se misturar. Esta é uma região também apreciada por ufólogos, que acreditam na existência de objetos não identificados (OVNIS) no céu da cidade.

(Shara Rezende)

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJovem é preso em Araguatins por porte ilegal de munições
Próximo artigoProcuradoria Geral da República discute intervenção federal no Maranhão