Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Empreendedorismo feminino impulsiona a diversidade no mercado de trabalho
    SOCIEDADE

    Empreendedorismo feminino impulsiona a diversidade no mercado de trabalho

    Por Norte do Tocantins25 de novembro de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O Empreendedorismo Feminino, celebrado em novembro, reforça a crescente influência das mulheres no mercado de trabalho e os desafios que ainda precisam ser superados para alcançar a plena equidade no mundo corporativo. O Brasil ocupa a sétima posição no ranking global de empreendedorismo feminino, com mulheres liderando cerca de 34% dos negócios no país, de acordo com o Sebrae.

     

    Segundo o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2023, as mulheres representam 54,6% dos brasileiros que planejam empreender até 2026. Apesar do destaque, enfrentam dificuldades como menor acesso a capital — aproximadamente 40% inferior ao disponível para homens — e maior dependência de redes locais e familiares para iniciar seus negócios. Ainda assim, o empreendedorismo feminino tem sido um motor essencial para o crescimento econômico inclusivo, especialmente em países de baixa e média renda.

     

    No Brasil, histórias como a de Janete Vaz e Sandra Costa, que fundaram o Grupo Sabin há 40 anos, inspiram outras mulheres a transformarem sonhos em realidade. Fundada há quatro décadas, a empresa é hoje uma das maiores redes de medicina diagnóstica do país, com mais de 7 mil colaboradores e atendimento a mais de 7 milhões de clientes por ano. “Superamos preconceitos e nos concentramos em oferecer saúde de excelência em todas as regiões do Brasil”, conta Janete, destacando que o Sabin tem uma mulher como presidente-executiva. A bioquímica Lídia Abdalla entrou no Sabin em 1999, como trainee. Ao longo da carreira na empresa, exerceu as posições de coordenadora, gerente e superintendente, até chegar à presidência da empresa em 2014.

     

    A partir da implementação da Governança Corporativa, com as cofundadoras assumindo as decisões estratégicas da empresa, e da Gestão Executiva, com Lídia à frente do time de diretores executivos, o Sabin expandiu sua presença para 14 estados, além da capital federal, onde a empresa nasceu. Hoje, o Sabin atua com 358 unidades, em 78 cidades nas cinco regiões do país. Além de expandir territorialmente, nesse período, a empresa se dedicou a diversificar o seu portfólio de serviços para Atenção Primária à Saúde, com a Amparo Saúde, e lançou a Rita Saúde, sua própria plataforma digital, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços de saúde de qualidade. Nesse ciclo, os investimentos em inovação foram direcionados para os projetos de transformação digital, de open innovation e para a área de genômica.

     

    O que começou há quase quatro décadas com a união de duas empreendedoras determinadas que se lançaram no sonho de abrir seu próprio negócio, é hoje uma empresa nacional sólida, visionária, com valores bem estabelecidos, comprometida com uma agenda ESG de forma genuína e serviços de saúde e bem-estar para apoiar a jornada de saúde de seus clientes, de Norte a Sul do país.  Como importante pilar dessa agenda, o Grupo Sabin é mantenedor do Instituto Sabin, que há 19 anos trabalha ações de impacto social nas comunidades onde a empresa está presente, com foco na melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade dessas comunidades, fomentando a inovação social.  Nessa trajetória o Instituto impactou positivamente a vida de mais de 1,6 milhões de pessoas e mais de 900 organizações sociais.

     

    Mulheres liderando transformações no mercado

     

    “Além de termos relevante parcela de mulheres em nossas operações, a empresa possui práticas empresariais de referência em sua governança e gestão. Nesse período, saímos de um patamar de 350 milhões de faturamento e alcançamos o marco de 1,6 bilhões em 2023.  Isso retrata que uma empresa de alma feminina tem total capacidade e competência de entregar resultados econômicos – financeiros conectados a sua cultura e entrega de valor para a sociedade, inspirando também empreendedoras e lideranças empresariais”, destaca Sandra Costa, presidente do Conselho de Administração do Grupo Sabin.

     

    O Sabin também atua em iniciativas que incentivam o protagonismo e a liderança feminina e foi a primeira empresa da América Latina a integrar o Pacto Global da ONU, em 2007, no qual se comprometeu com os 7 Princípios de Empoderamento das Mulheres, estabelecidos pela ONU Mulheres. Além disso, apoia movimentos como Elas Lideram 2030, que reúne 1.500 empresas comprometidas com a mesma causa, o Movimento Mulher 360, que estimula a ampliação da presença feminina nas empresas, e o WeConnect, que estimula o empreendedorismo feminino na cadeia produtiva, entre outros.

     

    “Nós oferecemos oportunidades para que as mulheres cresçam, se desenvolvam e acreditem nos seus sonhos. Em 1984, nós não tínhamos muitas mulheres como referência no empreendedorismo. Temos muito orgulho de olhar para trás e observar que a nossa jornada foi estruturada a partir de uma atuação onde a responsabilidade socioambiental, além de ser um valor da empresa, se traduz a cada dia em ações e programas com impactos positivos em 14 estados no Brasil”, afirma Sandra.

     

    A atuação das cofundadoras em movimentos pelo protagonismo feminino também se reflete nas práticas de gestão de pessoas da empresa. As mulheres representam 77% do quadro de colaboradores do Grupo. No entanto, é no quadro de lideranças que a empresa se diferencia com mulheres exercendo 74% dos cargos de liderança.

    Sabin no Tocantins

    No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no Estado e oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental.

    Destaque na gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.

    O grupo está presente em 14 estados e no Distrito Federal oferecendo serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente com 358 unidades distribuídas de norte a sul do país.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorEm São Paulo, governador Wanderlei Barbosa fala na CNN sobre R$ 2,5 bilhões que o Tocantins deve receber por créditos de carbono
    Próximo artigo Influenciadora morre após ser arrastada por enchente em Uberlândia
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Fernanda Hofmann, vencedora do Festival de Compositoras do Tocantins, lança single sobre amor não correspondido

    23 de abril de 2026

    Entre a estética e a reconstrução: o destaque de Dr. Giovanni Augustus na medicina em Palmas

    13 de abril de 2026

    Hoje é dia de celebrar a vida! Que Deus continue abençoando sua caminhada governador!

    12 de março de 2026

    Mulheres levantam mulheres e criam redes de apoio no empreendedorismo de Palmas

    8 de março de 2026

    Primeiro reality de namoro do Tocantins promete reviravoltas, emoção e muita diversão

    2 de novembro de 2025

    Covernation faz edição especial de Halloween

    29 de outubro de 2025

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.