Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Gestores, técnicos e população lotam auditório no primeiro dia do Agenda Cidadã do TCETO
    NORTE

    Gestores, técnicos e população lotam auditório no primeiro dia do Agenda Cidadã do TCETO

    Por Norte do Tocantins6 de junho de 2024
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Evento especial aos 35 anos da Corte acontece em Palmas e conta com participações internacionais / Foto: TCE/TO

    O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) deu início nesta quinta-feira, 6 de junho, à 16ª edição do seu maior programa de capacitação, o Agenda Cidadã, como parte das celebrações dos 35 anos da instituição. Realizado excepcionalmente em Palmas, o evento visa fortalecer a gestão pública e incentivar a participação cidadã por meio do controle social. Nesta sexta-feira, 7, o programa terá um dia inteiro de capacitações.

    O evento realizado na unidade II do Colégio Militar em Palmas, lotou o auditório com a presença de gestores, contadores e população em geral e, foi aberto pelo conselheiro decano, José Wagner Praxedes, que deu as boas-vindas aos participantes e aos convidados internacionais, incluindo o presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José F.F. Tavares, que ministrou a palestra magna (leia aqui), e o presidente da Corte em Angola, Sebastião Gunza. Praxedes também agradeceu às entidades parceiras, como Sebrae, Fieto e o governo do Tocantins, que colaboraram com a realização do Agenda Cidadã.

    Tradicionalmente, o Agenda Cidadã percorre as seis regiões do Estado, reunindo em um município polo, prefeitos, presidentes de câmaras municipais, presidentes de conselhos e fundos municipais, além da sociedade em geral, para atualização sobre legislação e normas da gestão pública. Este ano, representantes dos 139 municípios tocantinenses compareceram à solenidade de abertura, demonstrando o engajamento dos gestores públicos em aprimorar suas práticas administrativas.

    Discursos de diversas autoridades marcaram a cerimônia de abertura. Entre presentes estavam o conselheiro do TCE de Pernambuco, Carlos da Costa Pinto Neves representando a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon); Edilberto Pontes, presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB); Gilberto Pinto Monteiro Diniz, presidente do TCEMG; Diogo Borges, da Associação Tocantinense dos Municípios ATM); o presidente da Corte em Angola, Sebastião Gunza; André Luiz de Matos Gonçalves, presidente do TCETO;  e o governador do estado, Wanderlei Barbosa. Todos enfatizaram a importância do programa para a capacitação dos gestores públicos e para o fortalecimento da administração municipal e estadual.

    Intuito transformador

    O presidente do TCETO, André Matos, destacou a relevância da aproximação entre os executores do orçamento público e os órgãos de fiscalização. “Um evento como esse deve ser transformador de realidade”, afirmou Matos, reforçando que o Agenda Cidadã pretende garantir melhores condições de vida aos cidadãos.

    Durante a cerimônia, a Corte tocantinense assinou dois termos de cooperação técnica (veja a matéria completa aqui): um com o Tribunal de Contas de Angola e outro, ratificando o Termo de Cooperação Técnica assinado em 1996 em Lisboa, com o TC de Portugal, fortalecendo assim os laços e a colaboração internacional entre as instituições.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorGovernador Wanderlei Barbosa autoriza formação de comissão para elaboração do novo plano de carreiras dos profissionais da Educação
    Próximo artigo Governador Wanderlei Barbosa inaugura nova sede da Sefaz em Palmas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza obra em cerca de 80 km na TO-010 e reforça logística no Bico do Papagaio

    23 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    Município de Ponte Alta do Tocantins é condenado a estruturar Conselho Tutelar após ação do MPTO

    26 de maio de 2026

    TCETO aponta raio-X parado há sete anos e falta de médicos em hospital de Monte do Carmo

    26 de maio de 2026

    Servidor é condenado por trabalhar em dois cargos públicos ao mesmo tempo de forma irregular

    26 de maio de 2026

    Ônibus escolar tomba na TO-010 e deixa adolescente morto em Paranã ; Governador Wanderlei Barbosa lamenta

    26 de maio de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.