Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Ricardo Ayres busca redução das tarifas de energia elétrica no Tocantins
    NORTE

    Ricardo Ayres busca redução das tarifas de energia elétrica no Tocantins

    Por Norte do Tocantins28 de junho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    O deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) esteve nesta quarta-feira, 28, em uma importante reunião na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília, para discutir a redução dos custos de energia elétrica no estado do Tocantins. O encontro foi realizado com o diretor Hélvio Guerra, responsável pela área de regulação da agência, que anunciou a redução de 0,6% a partir de julho.

    Ayres pontuou que o Tocantins enfrenta um dos valores de tarifa mais altos do Brasil, o que tem impactado negativamente a vida dos consumidores e dificultado o desenvolvimento econômico regional. “A alta tarifa de energia elétrica tem sido uma preocupação para as famílias tocantinenses, que têm visto uma parte considerável de sua renda destinada a despesas energéticas”, disse.

    Durante a reunião, o parlamentar enfatizou a necessidade urgente de adotar medidas efetivas para reduzir os custos de energia elétrica no estado. Ele ressaltou que a alta tarifa afeta diretamente a qualidade de vida da população. “Com a conta de luz alta, as pessoas ficam de mãos atadas e reduzem a capacidade de investimento em áreas fundamentais, como saúde, educação e lazer. Além disso, o setor empresarial, especialmente as pequenas e médias empresas, têm enfrentado dificuldades para manter suas operações e expandir seus negócios devido ao alto custo da energia elétrica”, explicou Ricardo.

    Possíveis soluções foram apresentadas, como uma compensação aos estados que possuem uma capacidade de geração de energia elétrica superior à demanda local, como é o caso do Tocantins. “Em estados com excedente de energia, é comum que parte dessa produção seja destinada a outros estados, por meio de transmissão para suprir suas necessidades energéticas, porém deveriam receber uma compensação justa pelos recursos disponibilizados, levando em consideração os custos de produção, investimentos em infraestrutura e impactos ambientais”, sugeriu Ricardo Ayres.

    Além disso, o deputado Ayres ressaltou a necessidade de revisão das políticas tarifárias e regulatórias, buscando alternativas que tornem a energia elétrica mais acessível e competitiva no estado. Isso poderia incluir a negociação de contratos mais vantajosos com as distribuidoras de energia, a promoção de leilões para aquisição de energia a preços mais baixos e a revisão dos encargos e tributos incidentes sobre a conta de luz.

    Por fim, o deputado Ricardo Ayres expressou sua determinação em continuar lutando pela redução das tarifas de energia elétrica no Tocantins e ponderou que a baixa de 0,6% anunciada pelo diretor seria muito pequena diante da necessidade da população. “A redução é muito pequena perto do que precisamos. É preciso um empenho conjunto de parlamentares, autoridades governamentais e órgãos reguladores para que sejam alcançadas soluções efetivas que beneficiem a população tocantinense e impulsionem o desenvolvimento econômico do estado”, concluiu.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorClube Itapema, em Palmas, elege nova Diretoria e anuncia data de grande reabertura com promoções exclusivas; confira
    Próximo artigo Morre ex-ministro da Agricultura e criador da Embrapa, Alysson Paolinelli; Governador Wanderlei Barbosa lamenta
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.