Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Em Brasília, governador em exercício, Laurez Moreira, participa do lançamento do Plano Safra 2023/2024
    NORTE

    Em Brasília, governador em exercício, Laurez Moreira, participa do lançamento do Plano Safra 2023/2024

    Por Norte do Tocantins28 de junho de 2023
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Nesta terça-feira, 27, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realizou no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), o lançamento do Plano Safra 2023/2024. O governador em exercício, Laurez Moreira, participou do evento, acompanhado pelo secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café; pela secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreira; e pelo secretário Extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini.

    O Plano Safra é um programa do governo federal, criado em 2003, que direciona recursos públicos para financiar as atividades de pequenos, médios e grandes produtores do país. O programa disponibiliza linhas de crédito em duas categorias: custeio e investimento. Cada edição do Plano Safra é executada entre 1° de julho e 30 de junho do ano seguinte, acompanhando o ciclo anual da maioria das commodities cultivadas no país. 

    Para a safra 2023/2024, serão disponibilizados R$ 364,22 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao período anterior (2022/2023). Para o governador em exercício, Laurez Moreira, o governo federal está atendendo os anseios dos produtores. “O governo entendeu a importância de fortalecer uma das principais bases do desenvolvimento do país, que são a agricultura e a pecuária. O Plano Safra vem ao encontro dos anseios dos produtores por um maior volume de capital oferecido e juros mais baixos. Não tenho dúvida de que esse é o caminho para o Brasil e o Tocantins continuarem crescendo”, afirmou. 

    Práticas sustentáveis

    O Plano Safra 2023/2024 oferecerá crédito com uma redução de 5% na taxa de juros para produtores que possuam o Cadastro Ambiental Rural (CAR) analisado e para os que utilizem práticas de produção agropecuária consideradas mais sustentáveis. O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a importância do agro para combater o desmatamento.

    “Nós não precisamos desmatar nada para criar mais gado e para plantar mais soja. Nós temos possibilidade de recuperar milhões de hectares de terra degradadas que esse país tem”, afirmou Lula, que também fez menção às questões climáticas. “A questão de não desmatar, seja o Cerrado, seja o Pantanal, seja a Amazônia, é por uma questão de garantia desse país e da qualidade do ar do planeta em que nós queremos viver”, ressaltou.

    O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Jaime Café, acredita que essa é uma oportunidade para o aumento da conversão de áreas degradadas em áreas de produção sustentável. “Percebemos que houve um esforço maior do que em anos anteriores para estimular ainda mais as práticas de preservação ambiental, o que vai refletir bastante no crescimento da produção sustentável em áreas degradadas. Temos uma expectativa muito boa para o Plano Safra deste período”, enfatizou.

    Plano Safra da Agricultura Familiar

    A agricultura familiar conta com linhas de crédito específicas, previstas pelo Plano Safra da Agricultura Familiar, que será lançado nesta quarta-feira, 28. Para a safra 2023/2024, serão anunciadas algumas mudanças, tais como: aumento do total de crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); redução dos juros para atividades relacionadas à produção de alimentos; aquisição de máquinas e adoção de práticas sustentáveis; expansão do microcrédito rural destinado a agricultores familiares com baixa renda; e criação de linhas de crédito específicas para mulheres, jovens e indígenas. 

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorConfira as vagas de emprego no Tocantins nesta quarta-feira, 28
    Próximo artigo Clube Itapema, em Palmas, elege nova Diretoria e anuncia data de grande reabertura com promoções exclusivas; confira
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.