Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Saúde alerta para incapacidades provocadas pela Hanseníase
    NORTE

    Saúde alerta para incapacidades provocadas pela Hanseníase

    Por Norte do Tocantins26 de outubro de 2022
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) faz um alerta para o diagnóstico tardio da Hanseníase, uma doença endêmica no Estado do Tocantins que pode provocar incapacidades físicas e deformidades irreversíveis. A última sexta-feira do mês de outubro (28) é celebrado o Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase e tem o intuito de alertar a sociedade sobre os sinais e sintomas da doença, que tem cura e tratamento na rede básica de saúde dos municípios.

    A coordenadora da área técnica da Hanseníase, da SES-TO, Regina Maria Figueiredo Garcia Teixeira relata que, “o Estado do Tocantins é considerado hiperendêmico conforme os parâmetros do Ministério da Saúde, e ocupa o 2º lugar no ranking nacional de maior número de casos notificados por isso reforçamos a importância do diagnóstico na fase inicial da doença, do tratamento oportuno e cura, visando eliminar fontes de infecção, reduzir e/ou minimizar os sofrimentos causados pelas incapacidades físicas resultantes do diagnóstico tardio”.

    O Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase pretende chamar atenção dos municípios para desenvolverem atividades relacionadas à ‘prevenção de Incapacidades’, levando em consideração os dados registrados. No Tocantins foram diagnosticados 756 novos casos de hanseníase em 2021 e este ano já foram registrados 414 novos pacientes.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorParceria entre Sebrae e Caixa Econômica beneficiará empreendedoras do Tocantins
    Próximo artigo Proibição de sacolas plásticas em comércios é aderida em mais estados brasileiros
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.