Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Araguaína tem suspensão de eventos com aglomerações de equídeos após registro de caso de mormo
    NORTE

    Araguaína tem suspensão de eventos com aglomerações de equídeos após registro de caso de mormo

    Por Norte do Tocantins22 de dezembro de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    ????????????????????????????????????

    Após registro de caso de mormo em um cavalo no município de Araguaína, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) publicou a Portaria nº 389 no Diário Oficial desta terça-feira, 21, que trata da suspensão de eventos equestres e aglomerações de equídeos naquele município, que se junta a Filadélfia, Nova Olinda e Marianópolis na situação foco. Consequentemente, os municípios que fazem divisa com os citados, num total de 18, estão suspensos todos os eventos abertos, a exemplo de cavalgadas e tropeadas. O Tocantins, de janeiro até o momento, registrou 22 casos positivos.

    As medidas seguem a Instrução Normativa nº 06, de 16 de janeiro de 2018, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que aprova as normas de controle e erradicação de mormo. “O animal passará por eutanásia, pois a doença não tem cura, os demais que estão na propriedade rural foco e nas vizinhas passarão por saneamento, que consiste na colheita de material dos equídeos para investigação da enfermidade, entre outras ações”, explica a responsável pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos da Adapec, Isadora Mello Cardoso.

    Os Municípios limítrofes que têm restrições para realização de eventos abertos são: Pau d’Arco, Bandeirante, Colinas do Tocantins, Babaçulândia, Barra do Ouro, Goiatins, Palmeirante, Pium, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Monte Santo, Chapada de Areia, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Aragominas, Carmolândia, Piraquê e Wanderlândia.

    Prevenção

    Não existe vacina e nem tratamento para o mormo. A principal forma de prevenção é o produtor rural realizar os exames regularmente, já que a validade é de 60 dias, exigi-los ao comprar um animal e evitar que os seus equídeos tenham contato com outros sem comprovação negativa de mormo. No caso de suspeita da enfermidade, o produtor rural deve isolar o animal e comunicar imediatamente as unidades da Adapec presentes em todo o Estado ou ligar gratuitamente no 0800 063 11 22, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

    A Adapec conta com 23 barreiras fixas nas divisas do Estado e mais 13 barreiras volantes para atuar na fiscalização das áreas animal e vegetal.

    Mormo

    Mormo é uma doença infectocontagiosa causada por bactéria que acomete principalmente os equídeos (asininos, equinos e muares). É uma zoonose, portanto pode ser transmitida ao homem. Nos equídeos, os principais sintomas são nódulos nas narinas, corrimento purulento, pneumonia, febre e emagrecimento. Existe ainda a forma latente (assintomática) na qual os animais não apresentam sintomas, mas possuem a enfermidade.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorBatida entre caminhonete e carro deixa um morto próximo a Palmas
    Próximo artigo Viatura da SSP pega fogo no estacionamento do órgão em Palmas; PC abre investigação
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.