Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Fesp inicia curso de atualização sobre o manejo de pacientes com Covid-19
    PALMAS

    Fesp inicia curso de atualização sobre o manejo de pacientes com Covid-19

    Por Norte do Tocantins4 de maio de 2021
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Raiza Milhomem

    Iniciou nesta semana o treinamento de atualização do manejo de pacientes acometidos pela covid-19, oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). O curso começou na tarde de segunda-feira, 03, e segue até o final do mês de maio, com o objetivo de capacitar três turmas compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais que atuam na linha de frente, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades sentinelas da Capital.

    A formação utiliza o método de simulação da prática, na qual os profissionais aprendem técnicas e procedimentos como se fossem em situações reais, com a utilização de bonecos, respiradores e demais instrumentos usados nos atendimentos dos pacientes.

    A enfermeira Suyane Martins Botelho atua na unidade sentinela do setor Lago Sul e na UPA Norte. Ela conta que já havia participado de um treinamento sobre atendimento de covid-19 no início da pandemia e que compreende o quão importante é a atualização. “Ao longo do tempo, os sintomas mudaram e os protocolos de manejo foram sendo aprimorados e, por isso, os profissionais precisam se reciclar para o benefício dos pacientes e para dar mais eficiência aos tratamentos.”

    O instrutor e fisioterapeuta da rede municipal de saúde, Elienay Barbosa, lembra que na capacitação anterior havia poucas informações sobre o cuidado dos pacientes e que foram utilizadas referências de outras doenças e também a experiência de países que tiveram ondas de covi-19 antes do Brasil. “Atualmente, depois de passar por duas ondas, já temos dados suficientes para capacitar os profissionais em diversas técnicas”, explica, citando como exemplo os ajustes de oxigenioterapia para evitar desperdícios e a quantidade certa para cada caso específico.

    Durante a capacitação, os alunos passam por três estações de aprendizagem. A primeira aborda a paramentação, desparamentação, além do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A segunda orienta sobre as técnicas de realização da traqueostomia, intubação e quanto ao uso das medicações utilizadas nesses procedimentos. Na terceira estação, os profissionais aprendem acerca de suportes ventilatórios, tanto a ventilação mecânica invasiva (entubação) como a não invasiva.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorLei obriga implantação de máquinas de cartão adaptadas para deficientes visuais
    Próximo artigo Tocantins e Maranhão firmam parceria para rota turística integrada entre Jalapão e Chapada das Mesas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Homem é morto a tiros na região sul da Capital

    14 de abril de 2026

    Justiça reduz jornada de servidora de Palmas para cuidar de filho com autismo

    13 de abril de 2026

    Furto em igreja termina com prisão e recuperação de equipamento em Palmas

    8 de abril de 2026

    Prefeitura de Palmas prepara unidades demonstrativas e moderniza Fazendinha Agrícola para a Agrotins 2026

    7 de abril de 2026

    Sob ameaça, mãe e filho conseguem aluguel social por decisão urgente da Justiça

    17 de março de 2026

    Empresa que já operava sem licitação vence contrato bilionário do transporte público de Palmas

    16 de março de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.