Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Comércio tocantinense registra maior queda de vendas do país; afirma IBGE
    NORTE

    Comércio tocantinense registra maior queda de vendas do país; afirma IBGE

    Por Norte do Tocantins11 de setembro de 2020
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Divulgação

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 10, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O Tocantins foi destaque entre os demais estados registrando a maior queda de vendas em julho (-5,6%), na comparação com o mês anterior, após duas altas consecutivas (15,4% em junho e 5,9% em maio). O volume de serviços, em contrapartida, apresentou recuperação. O avanço foi de 4,4%.

    De acordo com os dados da pesquisa, além do Tocantins, outras cinco Unidades da Federação apresentaram recuo de vendas no varejo. A taxa de variação nacional, por sua vez, teve crescimento de 5,2%, com predomínio de resultados positivos em 21 estados.

    O volume de vendas do comércio varejista ampliado (que integra as atividades de veículos, motos, partes e peças e material de construção) apresentou avanço na taxa nacional (7,2%), com alta em 25 estados. Tocantins foi um deles (1,8%). Contudo, apesar do resultado positivo, o indicador despencou em relação a variação de 14,1% registrada no mês de junho.

    Ano anterior

    Comparando os dados da Pesquisa Mensal do Comércio de julho de 2020, com o mesmo período do ano passado, o Brasil registrou acréscimo nas vendas de 5,5%, com predomínio de resultados positivos em 20 das 27 Unidades da Federação. Já o Tocantins teve alta de 7,2%.

    Considerando o varejo ampliado, ainda no confronto com julho de 2019, houve avanço de 1,6% na taxa nacional, com predomínio de resultados positivos em 19 das 27 Unidades da Federação. O Tocantins registrou alta de 16,9%.

    Volume de serviços

    Ao contrário do comércio, o volume de serviços no Tocantins registrou crescimento em julho. Após queda de 4,2% em junho, o avanço foi um pouco maior (4,4%). Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira, 11, 20 dos 27 estados assinalou expansão, acompanhando o avanço de 2,6% observado no Brasil.

    Na comparação com julho de 2019, o recuo do volume de serviços no Brasil (-11,9%) foi acompanhado por 25 das 27 unidades da federação. Tocantins foi uma delas (-14,9%). As únicas contribuições positivas para a formação do índice global vieram de Mato Grosso (0,8%) e Rondônia (5,2%).

    No acumulado de janeiro a julho de 2020, frente a igual período do ano anterior, a queda do volume de serviços no Brasil (-8,9%) se deu de forma disseminada entre os locais investigados, já que 26 das 27 Unidades da Federação também mostraram retração. O Tocantins acumulou teve um resultado negativo ainda maior (-5,5%), do que no mês de junho (-4%). A única contribuição positiva no índice nacional veio de Rondônia (3,9%).

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorCarreta tomba ao tentar desviar de veículo na contramão no norte do Tocantins
    Próximo artigo Palmas conta nesta segunda-feira, 14, com o Toque de Alecrim, o mais novo serviço de delivery de refeição
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.