Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Polícia Militar realiza formatura de cerca de 900 alunos do Proerd em Palmas
    NORTE

    Polícia Militar realiza formatura de cerca de 900 alunos do Proerd em Palmas

    By Norte do Tocantins3 de dezembro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    A Polícia Militar do Tocantins, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizou na manhã desta terça-feira, 3, às 9 horas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em Palmas, a formatura dos alunos atendidos na cidade de Palmas no segundo semestre deste ano. Ao todo, foram 11 escolas contempladas com o programa, sendo 27 turmas, em um total de 901 alunos.

    O evento contou com a presença do vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa; da coordenadora estadual do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado; da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; dentre outras autoridades civis e militares.

    O palhaço Batatinha Frita e sua turma animaram a criançada antes do início da solenidade, com brincadeiras e música. Depois de composta a mesa de honra com as autoridades presentes, os alunos do pelotão de elite do Colégio Cívico-Militar, unidade I, prepararam a entrada do leãozinho Dare, mascote do Proerd, figura bastante aguardada pelas crianças. Na sequência, os presentes entoaram o hino nacional brasileiro.

    A coordenadora estadual do Proerd, coronel Alaídes Pereira Machado, realizou a leitura do histórico do programa, que vem sendo desenvolvido pela Polícia Militar desde o ano de 2002, com o número expressivo de 440 mil atendimentos de crianças e adolescentes, e nove mil pais. Este ano, o programa realizou uma marca histórica, atingiu todos os 139 municípios do Tocantins, sendo o primeiro estado brasileiro a realizar este feito.

    A advogada Isabelle Catherine de Carvalho, vice-presidente da Comissão Especial OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Vai à Escola, emocionou a todos com seu depoimento de ex-aluna Proerd, no ano de 2005. Ela lembrou como o programa influenciou sua vida e contribuiu para sua formação.

    Durante a solenidade, os instrutores do Proerd, homens e mulheres que fazem a diferença na vida de milhares de crianças no Tocantins, foram convidados à frente e receberam uma salva de palmas dos presentes. As 11 crianças que elaboraram as melhores redações, sendo uma de cada escola, receberam uma homenagem das autoridades presentes e as três melhores foram lidas para o público. O primeiro lugar ficou com a aluna Natália Souza Vidal, da escola municipal Aprígio Tomáz de Matos; o segundo lugar foi para a aluna Yasmin Daniel Ferreira, do Cemil Margarida Lemos; já a terceira colocada foi a aluna Melina Vieira, da Escola Monsenhor Pedro Pereira Piagem.

    A aluna Laura Guimarães dos Santos, da escola municipal Antônio Carlos Jobim, e o aluno João Mateus Farias Soares, da escola municipal Thiago Barbosa, receberam seus certificados de participação no programa, representando os demais alunos. Já a aluna Radyja Samyra da Silva Tavares Santos, da escola municipal Eurídice Ferreira, conduziu os formandos no compromisso Proerd, no qual eles se comprometem a se manter longe das drogas e da violência. A canção do Proerd foi cantada por todos ao final da formatura.

    Pronunciamentos

    Em sua fala, o comandante-geral da PM agradeceu aos presentes e parabenizou a coordenação do Proerd e os instrutores pelo sucesso do programa e pela formatura. Destacou que investir na prevenção é marca do Governo do Estado e do comando. “Agir diretamente na base propicia resultados duradouros e eficientes. A criança que recebe os ensinamentos do Proerd é uma multiplicadora da resistência às drogas e à violência. É uma influenciadora positiva e propaga na comunidade a importância de dizer sempre não. A Polícia Militar caminha lado a lado com as famílias na busca por uma sociedade mais justa, humana e solidária”, disse o coronel Jaizon.

    A prefeita Cinthia também ressaltou a importância do Proerd na formação dos alunos, especialmente da Capital, que este ano formou aproximadamente 24 mil crianças e pais. A prefeita interagiu com as crianças e citou todas as unidades escolares presentes. “Parabéns para cada um de vocês, estou muito orgulhosa. Agora, terão o trabalho e a responsabilidade de levar esse conhecimento adquirido para outras crianças. Conhecimento a gente não guarda, a gente passa pra frente”, falou Cinthia.

    O vice-governador do Tocantins aproveitou a oportunidade para agradecer a presença do secretário de Turismo e Cultura do município de Caucaia-CE, coronel Paulo Guerra, que veio ao Tocantins conhecer o programa, que é um sucesso na prevenção da violência e no combate ao uso de drogas. Wanderlei Barbosa ressaltou: “Nós sabemos da importância da boa orientação às nossas crianças, deste momento em que a nossa adolescência precisa se firmar como cidadão. Estamos preocupados com essa formação, por isso apoiamos e agradecemos pelo trabalho desenvolvido pelo Proerd no Tocantins, modelo de sucesso da Polícia Militar, que atua no Tocantins no combate às drogas e à violência”.

    Depoimentos

    Alguns pais e familiares de alunos acompanharam a solenidade. Dentre eles a senhora Vanessa Lima Araújo Luz, mãe da aluna Davilla Vanessa, da escola Olga Benário. Vanessa fez questão de prestigiar a filha e acompanhar esse momento tão importante na vida da garota. “Ela está muito feliz em ter participado do Proerd, foi algo novo na vida dela, que vai com certeza influenciar nas suas escolhas. Parabenizo a PM do Tocantins por esse trabalho tão importante que fazem com nossos filhos”, declarou a mãe.

    O mesmo sentimento de gratidão foi compartilhado pela aluna Mariana da Rocha Silva, de 11 anos, da escola Antônio Gonçalves Carvalho. A menina disse que aprendeu muito em sala de aula com os instrutores do Proerd: “Todas essas coisas que a gente viu nos ensinam a ficar longe das drogas e da violência”.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleIgeprev promove ações de serviço ao segurado e finaliza 2019 com mais de 1,7 mil benefícios concedidos
    Next Article R$ 6 milhões em emenda de Kátia Abreu já estão pagos às prefeituras
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Prazo para vistoria obrigatória de táxis termina em 30 de junho

    18 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Governador Wanderlei Barbosa anuncia R$ 27 milhões em investimentos na saúde do Vale do Araguaia durante a entrega de novos leitos de UTI

    18 de junho de 2026

    Prazo para vistoria obrigatória de táxis termina em 30 de junho

    18 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa entrega 96 apartamentos do Residencial Maria Rosa e realiza sonho da casa própria para famílias, em Palmas

    17 de junho de 2026

    Polícia Civil localiza corpo de mulher vítima de feminicídio e prende suspeito horas após o crime

    17 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.