Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Aviões de pequeno porte podem ser alternativas para voos regionais no TO
    NORTE

    Aviões de pequeno porte podem ser alternativas para voos regionais no TO

    Por Norte do Tocantins17 de setembro de 2019
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    Na busca por alternativas para a aviação regional do Tocantins, o deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) e o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, participaram, no final da semana passada, do IBAS (International Brazil Air Show), uma feira sobre o mercado da aviação internacional, com foco no mercado brasileiro. No final da tarde desta segunda-feira, 16 de setembro, o deputado esteve com o governador Mauro Carlesse (DEM) para mostrar a importância de mais ligações aéreas com a capital e debater o tema, solicitando que o chefe do Executivo receba diretores e executivos de companhias interessadas em atuar no Estado, ficando acertado que esse momento ocorrerá em breve.

    O encontro foi muito produtivo, pois o governador respalda totalmente a ideia de ampliar a malha aérea tocantinense. “O governador se mostrou entusiasmado e está comprometido com a ideia de trazer as empresas que trabalham com aviões de pequeno porte para o Estado e agora é só uma questão de ajustes de agendas para esse encontro ocorrer”, destacou Tiago Dimas.

    Para o governador, a ampliação da aviação regional é muito importante para o Estado, em especial com a possibilidade de implantar voos em cidades que hoje não possuem voos comerciais. “Essa é uma oportunidade de ampliar a nossa malha aérea, atendendo o maior número de pessoas possíveis”, afirmou Carlesse.

    No evento em São Paulo, Tiago Dimas e Ronaldo Dimas fizeram uma série de contatos para viabilizar alternativas para novos voos que possam ser instalados no Tocantins, aumentando a ligação do Estado.

    Tiago Dimas também foi o único deputado federal do Brasil que participou de um jantar com vários membros da OACI (Organização Internacional da Aviação Civil – na sigla em inglês), entidade ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), que contou com o presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), José Ricardo Botelho, e vários dirigentes de entidades de aviação civil de países do continente americano.

    Essas empresas usam aviões de pequeno porte, a exemplo do Caravan, de nove passageiros, e trabalham em parceria com companhias grandes no Rio Grande do Sul, no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Ceará e outros estados.

    Os aviões usados por essas empresas oferecem um excelente custo beneficio e uma aposta no mercado em companhias regionais, ligando cidades pequenas e médias às conexões com as grandes cidades.

    O prefeito Ronaldo Dimas, por sua vez, ressaltou que essas aeronaves poderiam fazer rotas como Araguatins-Araguaína-Palmas, Gurupi-Palmas e ainda a possibilidade de Palmas-Jalapão, Balsas-Araguaína e Redenção-Palmas. “Nós conversamos com os executivos dessa empresa e vamos leva-los para reunião com o governo do Estado. Tenho certeza que com a união de forças, poderemos ter parcerias boas para atender a população”, salientou o prefeito.

    Para Ronaldo Dimas, caso isso venha a ocorrer, os destinos podem ligar diferentes regiões do Tocantins e contar com até com mais de um voo por dia nas rotas que tiverem maior demanda, o que permitiria, por exemplo, ir a uma cidade pela manhã e retornar ao fim da trade ou início da noite.

    Em outra frente, Tiago Dimas e Ronaldo Dimas se reuniram com o presidente da Passaredo, José Luiz Felício Filho. A companhia anunciou que não fará mais a rota Araguaína-Palmas, com continuação em Goiânia, Ribeirão Preto até São Paulo. A rota existe há 22 anos e já foi operada por diversas companhias.

    “Estamos confiantes que outra companhia operem esses voos no lugar da Passaredo, pois algo que estava há quase duas décadas e meia, com certeza, não é deficitário e o presidente se comprometeu em fornecer dados importantes dessa rota, o que já ameniza os impactos e a nossa chateação com a saída deles”, salientou o deputado.

    Pela manhã desta segunda-feira, o parlamentar se reuniu com o presidente da Adetuc (Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa), Tom Lyra, e com o secretário da Fazenda do Estado, Sandro Henrique Armando, para alinhar os próximos passos da estratégia para fazer com que essas empresas operem efetivamente no Estado. “O fortalecimento da aviação regional é bom para o Estado, é bom para nossa economia, é bom para a população e é bom para atrair empresários e pessoas que querem investir no Tocantins”, resumiu Tiago Dimas.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorIntegrally Institute Cursos: Residência em Harmonização Funcional da Face
    Próximo artigo Governo reforça equipes cirúrgicas por meio do ‘Opera Tocantins’
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    “Temos uma missão pela educação”: Em reunião com professores de Araguaína, Marcus Marcelo reforça parceria com Fábio Vaz

    7 de junho de 2026

    Jovem de São Félix é campeão pelo Atlético de Madrid em torneio na Espanha

    7 de junho de 2026

    Coordenadora escolar morre em grave acidente entre caminhonetes na zona rural de Formoso do Araguaia

    7 de junho de 2026

    Com agenda ativa em Palmas, Tiago Dimas fortalece diálogo com lideranças locais

    7 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.