Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » MPE requer que Estado seja obrigado a cumprir decisão sobre plantões e nomeação de diretor técnico
    TOCANTINS

    MPE requer que Estado seja obrigado a cumprir decisão sobre plantões e nomeação de diretor técnico

    By Norte do Tocantins30 de novembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Justiça /
    Justiça

    O Ministério Público Estadual (MPE) requereu à Justiça, nesta quarta-feira, 29, que o Estado do Tocantins seja obrigado a cumprir sentença que determina o preenchimento integral da escala de plantões médicos 24 horas no setor de obstetrícia do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e que seja obrigado a cumprir liminar que determina a nomeação de um diretor técnico para a mesma unidade hospitalar.

    Informações oficiais prestadas pela diretoria administrativa do HRA a pedido da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi confirmam que a escala de plantões do setor de obstetrícia foi fechada de forma incompleta neste mês de novembro, de modo que os dias 23, 27, 28, 29 e 30 ficaram sem cobertura médica. A escala de dezembro não fechada por falta de médicos.

    Ainda de acordo com as informações oficiais, várias pacientes que procuraram atendimento no HRG nos dias 23, 27 e 28 foram encaminhadas de volta para sua casa, enquanto nove pacientes com quadro mais urgente foram transferidas em ambulância para o Hospital Geral de Palmas (HGP).

    Médicos lotados no HRG também direcionaram comunicação à 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi na terça-feira, 28, informando sobre a falta de plantonistas no setor de obstetrícia e relatando que gestantes em trabalho de parto estão sendo encaminhadas para o pronto-socorro da unidade hospitalar, para serem atendidas por clínico geral. Desse modo, estariam sendo recebidas em local sem a estrutura adequada e por profissional sem capacidade técnica para atuar no caso de alguma intercorrência médica.

    A sentença judicial que obriga o Estado a preencher integralmente a escala de plantões do setor de obstetrícia foi proferida pela Justiça em 10 de agosto deste ano. Em razão do descumprimento, o MPE requer que seja determinado o cumprimento de sentença e que seja imposta multa diária ao governador do Estado e ao secretário estadual da Saúde.

    Ausência de diretor técnico
    A falta de um diretor técnico no Hospital Regional de Gurupi também foi informada oficialmente pela diretoria administrativa da unidade hospitalar, a partir de requisição da 6ª Promotoria de Justiça de Gurupi. Desde o dia 10 de outubro, o HRG não conta com a presença deste profissional, que é o responsável por supervisionar e coordenar todos os serviços técnicos dos hospitais.

    A ausência do diretor técnico pode causar interdição ética do Hospital Regional de Gurupi por parte do Conselho Regional de Medicina.

    A liminar que determina a nomeação deste profissional foi proferida em novembro de 2016. Em razão do descumprimento, o MPE requer que se determine prazo de 48 horas para a nomeação e que também seja imposta multa diária ao governador e ao secretário de saúde.

    As requisições referentes ao cumprimento da sentença e da liminar foram apresentadas pelo Promotor de Justiça Marcelo Lima Nunes, que também é o autor das respectivas ações civis públicas, relacionadas à escala de plantões do setor de obstetrícia e ao preenchimento do cargo de diretor técnico.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleSisepe: Publicado edital definitivo de registro da Chapa 01
    Next Article Aprovado projeto do deputado Elenil que proíbe inauguração de obras inacabadas no Tocantins
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Governador Wanderlei Barbosa libera R$ 300 mil para assistência a indígenas atingidos por incêndio em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026

    Gaguim manifesta solidariedade às famílias atingidas por incêndio na Aldeia Canuanã em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026

    Prefeitura de Palmas realiza nesta sexta-feira, 18, entrega de títulos de propriedade para famílias do Lago Norte

    18 de setembro de 2026

    Prefeito de Palmas entrega alvará e abre caminho para construção de novo shopping na Capital

    18 de setembro de 2026

    Primeira professora governadora do Tocantins, diz Dorinha em Paraíso e Palmas

    16 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa chega à reta final do mandato com 80,3% de aprovação popular, aponta Paraná Pesquisas

    15 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Gaguim avança três pontos na segunda rodada da Quaest/TV Anhanguera e mantém empate técnico na liderança ao Senado

    24 de setembro de 2026

    Pesquisa Quaest: Professora Dorinha cresce e abre 13 pontos de vantagem sobre segundo colocado

    24 de setembro de 2026

    Operação Nexo Ilusório mira grupo suspeito de golpe de R$ 83 mil

    23 de setembro de 2026

    Gaguim apresenta proposta de atuação no Senado em encontros com advogados, produtores e lideranças

    23 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.