Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Servidores do quadro geral encerram greve após 106 dias
    NORTE

    Servidores do quadro geral encerram greve após 106 dias

    Por Norte do Tocantins24 de novembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    SONY DSC

    SONY DSC

    A greve deflagrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (SISEPE-TO) foi suspensa por tempo indeterminado. No último dia 22, os grevistas de Palmas decidiram suspender o movimento grevista, durante a concentração realizada em frente à Secretaria de Estado da Administração (SECAD). O movimento paredista durou 106 dias e Palmas foi a última cidade a decidir pela suspensão da greve.

    Os servidores públicos estaduais representados pelo SISEPE-TO iniciaram a greve no dia 09 de agosto deste ano, conforme deliberação do Movimento de União dos Servidores Públicos Civis e Militares do Estado do Tocantins (MUSME-TO). Desde então, eles vinham reivindicando que o Governo do Tocantins apresentasse uma proposta de pagamento para a data-base e reabrisse a negociação, haja visto que a negociação não avançava e o Governo sequer recebia os Sindicatos para dialogar.

    Nesta terça-feira, ao propor a suspensão, os servidores avaliaram a atual conjuntura do movimento grevista, em especial, o fato da maioria das categorias ter retornado ao trabalho e ter assinado o Termo de Acordo proposto no último dia 07 pelo Governo. Durante a reunião, os grevistas fizeram três propostas: suspensão, continuidade ou suspensão temporária da greve até a votação do projeto de lei que concede a data-base de 2016 na Assembleia Legislativa. A proposta de suspensão recebeu 23 votos, contra 15 votos a favor da continuidade e 10 a favor da suspensão temporária.

    Cumprindo a deliberação da categoria, o SISEPE-TO emitiu comunicado convocando os servidores a retornarem ao trabalho a partir desta quarta-feira (23), de acordo com o horário de funcionamento de cada órgão. Os servidores que não retornarem ao trabalho estarão sujeitos a corte de ponto e sanções administrativas por parte do Governo.

    TERMO DE ACORDO

    No último dia 7 de novembro o governo apresentou à categoria um Termo de Acordo para o pagamento da data-base. O Governo propôs pagar o índice da data-base 2016 em 03 parcelas: 2% na folha de janeiro de 2017; 2% na folha de maio de 2017 e os 5,83% restantes na folha de outubro de 2017. Já o retroativo da data-base de 2015 será pago no exercício de 2017, no entanto, o Governo não especificou como será esse pagamento e nem quando. Os retroativos de 2016 e as diferenças geradas em 2017 em razão do parcelamento do índice não foram contempladas na proposta.

    Por estas razões O SISEPE-TO também informa que não assinará o acordo por não concordar com os termos propostos pelo Governo. No entanto, acompanhará o cumprimento das cláusulas, tendo em vista que a maioria das categorias em greve aceitou a proposta. Caso o acordo seja descumprido, a categoria será convocada novamente para deliberar sobre a continuidade da greve.

    MANDADO DE INJUNÇÃO

    Além das vias de negociação e da greve, o SISEPE-TO também tem buscado a Justiça para garantir os direitos dos servidores. O Sindicato ingressou com Mandado de Injunção, no Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e o estado tem até o dia 5 de dezembro para prestar esclarecimentos. No despacho da desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, do último dia 9, a magistrada estabeleceu o prazo para que o governador Marcelo Miranda preste informações à justiça.

    Através do Mandado de Injunção, o SISEPE-TO pede que a justiça reconheça a omissão legislativa e decrete a inércia do Governador Marcelo Miranda em reajustar a remuneração dos servidores públicos. Pede ainda que, num prazo de 30 dias, seja elaborado e encaminhado à Assembleia Legislativa o projeto de lei que concede a data-base 2016, observando o índice de 9,8307%, correspondente à perda salarial dos servidores.

    O Mandado de Injunção foi protocolado sob o número 0018797-41.2016.8.27.0000.

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorLicença para tratamento de saúde de Eduardo Siqueira é prorrogada por mais 30 dias
    Próximo artigo Osires Damaso defende manutenção, mas a maioria dos deputados anulam concurso da Assembleia
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.