Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Famílias palmenses comprometem mais de 30% da renda com dívidas; veja dicas para não entrar no vermelho
    TOCANTINS

    Famílias palmenses comprometem mais de 30% da renda com dívidas; veja dicas para não entrar no vermelho

    By Norte do Tocantins4 de novembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Accounting.Para o mês não terminar no vermelho, os especialistas dão algumas dicas e, entre elas, não comprometer mais de 30% da renda com dívidas. Em Palmas, as famílias ultrapassam um pouco desse limite. Foi o que revelou a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins.

    “Nós recomendamos que os consumidores organizem seu orçamento de acordo com a renda que têm. Assim, conseguirão comprar e honrar seus compromissos no fim do mês”, orienta o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.

    A PEIC de outubro revela que a parcela da renda comprometida com dívidas das famílias palmenses é de 32,8% (em média). Em setembro, esse número foi de 33,3%. Além de comprometer boa parte dos recursos, o tempo desse comprometimento é longo: 49,9% das famílias disseram que o período dessas obrigações ultrapassa um ano. A média para Palmas é de 8,3 meses, em outubro.

    Dívidas

    A PEIC revela uma queda de 0,5% no número de famílias que se consideram endividadas. Em outubro, 70,3% dos consumidores disseram ter dívidas, contra os 70,8% de setembro. Entre os endividados, 23,2% afirmaram que as contas estão em atraso e 0,3% disseram que não conseguirão quitar as dívidas. O tempo médio de atraso das contas ficou em 49,7 dias.

    O cartão de crédito continua no topo do tipo de dívida mais recorrente, sendo a opção de 70,6% dos entrevistados. Em seguida, vem os carnês e os financiamentos de veículos, com 27,1% e 22,4%.

    A PEIC

    Foram entrevistadas 500 famílias palmenses divididas em duas categorias: as que recebem até 10 salários mínimos/mês e as que ganham mais de 10 salários mínimos. Os números aqui destacados são do índice geral, ou seja, das duas categorias pesquisadas. A PEIC de outubro foi aplicada nos últimos 10 dias de setembro.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleSebrae e Sindicato Rural promovem Feira Tecnológica do Agronegócio
    Next Article Festa do Servidor da Assemp será neste sábado
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Criança de 2 anos de Palmas morre em acidente com ônibus na Bahia; mãe fica ferida

    27 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa libera R$ 300 mil para assistência a indígenas atingidos por incêndio em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026

    Gaguim manifesta solidariedade às famílias atingidas por incêndio na Aldeia Canuanã em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026

    Prefeitura de Palmas realiza nesta sexta-feira, 18, entrega de títulos de propriedade para famílias do Lago Norte

    18 de setembro de 2026

    Prefeito de Palmas entrega alvará e abre caminho para construção de novo shopping na Capital

    18 de setembro de 2026

    Primeira professora governadora do Tocantins, diz Dorinha em Paraíso e Palmas

    16 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Criança de 2 anos de Palmas morre em acidente com ônibus na Bahia; mãe fica ferida

    27 de setembro de 2026

    Unidade Móvel de Oftalmologia chega a Palmas e deve realizar até 1,4 mil cirurgias de catarata em 45 dias

    27 de setembro de 2026

    Jovem de 20 anos é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Araguaína

    26 de setembro de 2026

    Dorinha e Atos Gomes reúnem multidão de jovens em Palmas

    26 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.