Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » ATS auxilia abastecimento com caminhões-pipa em Carmolândia
    NORTE

    ATS auxilia abastecimento com caminhões-pipa em Carmolândia

    Por Norte do Tocantins28 de setembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Localizada a cerca de 30 quilômetros de Araguaína, a cidade de Carmolândia também recebe apoio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), em seu sistema de abastecimento. São três caminhões-pipa à disposição da população, que há meses sofre com a  estiagem. O Rio Boa Vista, que fica a sete quilômetros da cidade, secou e a água servida aos consumidores estava sendo captada numa represa e despejada no sistema de captação da Agência. Mas com as chuvas desta semana, o cenário já começou a mudar.

    Por dia, os caminhões serviam 140 metros cúbicos de água. Com essa quantidade, praticamente não havia desabastecimento na cidade, tranquilizando moradoras como dona Ismar Santos Fernandes. “Aqui em casa era pouca água na cisterna e era preciso regrar para ajudar os vizinhos. Era cada um com um balde levando para suas casas. Foi preocupante e a gente teve que aproveitar cada pouquinho”, disse, que ficou tranquila quando a ATS começou a ajudar com os caminhões-pipa. “Agora está bom, pois sem água não dá”, disse.

    Quem também precisou buscar água no vizinho foi a Dona Maria Idalina. “Foi pelo milagre de Deus, porque água em casa faz falta, pois temos que lavar roupa, limpar a casa, cozinhar. Sem água é muito difícil”, relata. Para Idalina, “mais do que nunca é preciso ter cuidado com a água”. “Faltar água é muito triste. É preciso cuidar para não faltar”, salientou.

    Dona Maria Idalina destacou a ação dos caminhões na região, levando água para o sistema e assim mantendo as torneiras sempre cheias. “Agora resolveu nosso problema, com os caminhões trazendo água. Esperamos que eles continuem”, disse.

    Chuva

    Neste final de semana, Carmolândia registrou boa quantidade de chuva, o que já começa a mudar o cenário na região, inclusive com o Rio Boa Vista tendo sua vazão recuperada. Para os moradores, as chuvas são as esperanças renovadas, refletindo na tranquilidade de todos que dependem da água para as atividades de casa, do dia a dia e também no campo.

    Com os três caminhões operando doze horas por dia, os investimentos da ATS chegavam a R$ 90 mil por mês. Segundo o presidente da ATS, Eder Fernandes, “caso não volte a chover, e havendo necessidade, os caminhões continuarão a servir a população”.

    Eder Fernandes destacou que, “atualmente, por questão de emergência, 30 caminhões já foram locados pela ATS para atender 17 cidades em várias regiões do Tocantins, além de perfuração de três poços artesianos”. “Os caminhões consomem investimento de aproximadamente R$ 800 mil”, disse Eder.

    Veja abaixo a relação das cidades contempladas com caminhões, poços artesianos, e outras ações da ATS.

    Municípios Região Atendimento

    Conceição do Tocantins

    sudeste 2 caminhões-pipa
    Jaú do TO. sudeste 1 caminhão-pipa
    Pindorama sudeste 9 caminhões-pipa, 1 est. de captação móvel
    Ponte Alta do Bom Jesus sudeste 1 caminhão-pipa
    São Valério sudeste 2 caminhões-pipa
    Silvanópolis sudeste rec. represa e est. de captação móvel
    Ipueiras Central 1 caminhão-pipa
    Pium Centro-oste 2 caminhões-pipa
    Itaporã noroeste 3 caminhões-pipa 1 est. de captação móvel
    Presidente Kennedy central 1 pipa e 2 poços
    Carmolândia norte 3 caminhões-pipa
    Divinópolis central 2 caminhões-pipa
    Pau D’Arco noroeste 1 poço-artesiano
    Total 30 caminhões pipa e 3 poços

     

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorDimas diz que reeleição só é ruim para político preguiçoso
    Próximo artigo Católica Orione em Araguaína abre inscrições para o Vestibular 2017.1
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Com o apoio da senadora Dorinha, Miracema inicia construção de residencial e transforma sonho em legado de dignidade

    13 de abril de 2026

    Em comemoração aos 56 anos de Guaraí, governador Wanderlei Barbosa entrega ginásio poliesportivo e reforça segurança no trânsito

    13 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa mantém ritmo acelerado e leva maratona de obras a Colinas

    13 de abril de 2026

    Ministério Público recomenda adequação imediata da alimentação escolar em unidades de ensino da capital

    10 de abril de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa autoriza aumento no auxílio-alimentação dos servidores estaduais

    2 de abril de 2026

    Governo do Tocantins nomeia novos secretários e reforça condução de áreas estratégicas

    2 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.