Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Araguaína assina termo de adesão da região do Matopiba
    NORTE

    Araguaína assina termo de adesão da região do Matopiba

    Por Norte do Tocantins14 de maio de 2015
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail

    Durante o lançamento oficial do Matopiba no Tocantins, a Prefeitura de Araguaína assinou o termo de adesão às metas que vão compor um programa nacional voltado para a ampliação e fortalecimento da classe média do campo. Essa região é considerada a nova fronteira agrícola do país e uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos, sendo formado por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

    A solenidade foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 13, no auditório do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), e contou com a presença da ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu; do governador Marcelo Miranda; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, que representou o prefeito Ronaldo Dimas.

    Para o secretário Joaquim Quinta Neto, esta é uma oportunidade de buscar ativamente os produtores rurais e garantir-lhes assistência técnica e extensão rural. “Também é uma oportunidade de representar a nossa cidade e proporcionar o desenvolvimento sustentável dos produtores da região com investimento em tecnologia e assistência técnica rural”, completou.

    “A participação de Araguaína nesse projeto garante que estamos nos preparando para uma nova realidade que virá com o Matopiba. A cidade está situada em uma região estratégica e temos todas as condições de protagonizarmos papel relevante nesse novo cenário econômico”, destacou o secretário.

    A ministra Kátia Abreu durante a solenidade anunciou a disposição do Governo Federal de transformar a região do Matopiba na maior fronteira agrícola do país, combatendo a grande defasagem econômica na região que tem um dos maiores índices de crescimento de produção, mas cuja renda da população não acompanha no mesmo ritmo. Na ocasião, Kátia Abreu entregou tratores a 20 prefeituras e 29 prefeitos assinaram termo de adesão ao Matopiba.

    O evento foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com o Sebrae. A solenidade também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do TO, desembargador Ronaldo Eurípedes; do senador Donizete Nogueira, do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, deputado federal Irajá Abreu; dos deputados federais Carlos Henrique Amorim e Dorinha Seabra; dos deputados estaduais Ozires Damaso, presidente da Assembleia Legislativa; Elenil da Penha, Luana Ribeiro, Valdemar Júnior, José Bonifácio, Valderez Castelo Branco, Olynhto Neto, Rocha Miranda, Eduardo Siqueira Campo, Eduardo do Dertins, do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do Superintendente do Sebrae no Tocantins, Omar Hennemman, e de vários prefeitos e vereadores de todo o Estado.

    Matopiba

    No último dia 6, a presidente Dilma Roussef assinou o decreto que formaliza a abrangência territorial da região. O Matopiba, cujo nome é um acrônimo formado com as iniciais dos Estados que o formam, é considerado a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa 10% da produção de grãos no Brasil. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

    O Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões num total de 73 milhões de hectares, com 5,9 milhões de habitantes. O principal critério de delimitação territorial foi embasado nas áreas de cerrados existentes nos quatro Estados. O segundo critério foram os dados socioeconômicos.

    O Tocantins tem 37,95% da área; 27,7 milhões de hectares e 139 municípios. A proposta de delimitação foi feita pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), da Embrapa.

    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorExpectativa da ação de limpeza do Lago Azul é recolher 10 toneladas de lixo
    Próximo artigo Educação de Araguaína tem repercussão na mídia nacional
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026

    Homem é condenado a 18 anos de prisão por homicídio qualificado em Araguaína

    22 de maio de 2026

    Família suspeita que membro encontrado na BR-010 seja de jovem morta em acidente em Palmas

    22 de maio de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa transforma a educação em Araguaína com inauguração de moderno Colégio Militar

    9 de maio de 2026

    Colisão traseira mata motociclista após perda de controle e choque contra poste em Araguaína

    5 de maio de 2026

    Corpo não reclamado aguarda familiares no IML de Gurupi

    5 de maio de 2026

    Últimas Notícias

    Taquaruçu Rodeio Show 2026 começa nesta sexta, 05, com grandes atrações, Feira do Agricultor e cavalgada

    4 de junho de 2026

    Eduardo Siqueira sanciona plano de carreira da GMP e convoca aprovados em concurso

    4 de junho de 2026

    Taxistas têm até 30 de junho para fazer vistoria obrigatória dos veículos

    2 de junho de 2026

    Aprosoja Tocantins conquista 3º lugar no Concurso Estande Sustentável durante a Agrotins 2026

    2 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.