Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » BRK alerta para as principais causas de extravasamentos e aponta medidas para evitar transtornos
    TOCANTINS

    BRK alerta para as principais causas de extravasamentos e aponta medidas para evitar transtornos

    By Norte do Tocantins24 de novembro de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O início do período chuvoso aciona o alerta para os riscos de extravasamentos. Para evitar transtornos, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no Tocantins e Pará, orienta manter separadas as redes de esgoto das tubulações de água pluvial (água da chuva) e não descartar o lixo nestes locais, pois essas práticas comprometem a eficiência dos serviços e representam riscos ambientais e à saúde da população.

    O diretor de Operações da BRK, Bruno Gravatá, explica que o extravasamento ocorre quando a rede coletora não consegue dar vazão ao volume recebido. “As principais causas incluem ligações irregulares de água pluvial à rede de esgoto e o descarte inadequado de resíduos, como gordura e lixo doméstico, pois isso sobrecarrega o sistema, que foi projetado exclusivamente para esgoto.”

    Os danos afetam tanto o meio ambiente quanto a saúde pública. Para enfrentar esses desafios, a companhia adota um conjunto de medidas em suas operações, como manutenções preventivas, além de campanhas internas e palestras em escolas públicas.

    Para a gerente de Responsabilidade Socioambiental, Karinne Matos, é fundamental o engajamento de todos. “Tanto as ligações irregulares quanto o descarte de lixo são problemas que devem ser enfrentados em conjunto. Além das medidas adotadas pela equipe de operações, a companhia conta com um time dedicado a promover a conscientização por meio de educação ambiental junto à população.”

    Canais para reportar casos de extravasamento

    A concessionária disponibiliza diversos canais de atendimento, incluindo o WhatsApp (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. Outra opção é o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 644 0195, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana. Além disso, a plataforma “Minha BRK” pode ser acessada a qualquer momento. Por meio dela, é possível registrar vazamentos de água e esgoto. Para isso, basta acessar a agência virtual, selecionar a opção “Serviços para você” e, em seguida, “Vazamento”.

    DESTAQUE
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleMPTO e órgãos parceiros abrem inscrições para o curso Gestão Pública: Boas Práticas, Governança e Probidade
    Next Article Mantoan é cotado para integrar governo Laurez
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Investigação sobre plantões expõe preocupação entre estudantes de medicina no Paraguai

    28 de junho de 2026

    ETI Caroline Campelo é a primeira escola a receber ações do projeto Defensoria Pública nas Escolas

    28 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo para servidores na tarde de segunda-feira durante jogo do Brasil

    25 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa sanciona lei que institui o Selo “Amigo dos Animais” para empresas e entidades

    25 de junho de 2026

    Com o apoio do governador Wanderlei Barbosa e da gestão municipal, Arraias recebe seu 1º Centro de Esporte e Lazer

    25 de junho de 2026

    Obra aguardada há quatro décadas, nova rodoviária de Gurupi avança com recursos destinados por Dorinha

    25 de junho de 2026

    Últimas Notícias

    Investigação sobre plantões expõe preocupação entre estudantes de medicina no Paraguai

    28 de junho de 2026

    Governo do Tocantins abre portas ao Japão e apresenta oportunidades de negócios em visita oficial

    28 de junho de 2026

    ETI Caroline Campelo é a primeira escola a receber ações do projeto Defensoria Pública nas Escolas

    28 de junho de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa decreta ponto facultativo para servidores na tarde de segunda-feira durante jogo do Brasil

    25 de junho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.