Fechar menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Procon Tocantins realiza Operação De Olho no Prazo de Validade e apreende mais de nove mil produtos
    TOCANTINS

    Procon Tocantins realiza Operação De Olho no Prazo de Validade e apreende mais de nove mil produtos

    Por Norte do Tocantins14 de março de 2025
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr E-mail
    Ascom Procom

    Em alusão ao Dia do Consumidor, comemorado neste sábado, 15, o Procon Tocantins realizou a Operação De Olho no Prazo de Validade, que percorreu 19 municípios entre 26 de fevereiro e 13 de março. A ação teve o objetivo de garantir que os consumidores comprem produtos seguros e dentro das normas previstas no Código de Defesa do Consumidor.

    Durante a fiscalização nos estabelecimentos comerciais de Paraíso do Tocantins, Pugmil, Esperantina, Wanderlândia, Porto Alegre do Tocantins, Arapoema, Tabocão, Nova Rosalândia, Pau D’arco, Buriti do Tocantins, Pedro Afonso, Almas, Goianorte, Couto Magalhães, Alvorada, Figueirópolis, Darcinópolis, Luzinópolis e Carmolândia, foram expedidos 89 autos de infração por diversas irregularidades. Entre os problemas identificados estavam produtos vencidos, produtos sem informação do prazo de validade e fabricação, produtos avariados e itens sem informações em língua portuguesa sobre características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem. Também foram identificados produtos de comercialização proibida diretamente aos consumidores.

    Ao todo, 9.872 produtos foram apreendidos, sendo 2.073 em Paraíso do Tocantins, 800 em Pugmil, 734 em Esperantina, 655 em Wanderlândia, 604 em Porto Alegre do Tocantins, 601 em Arapoema, 587 em Tabocão, 489 em Nova Rosalândia, 469 em Pau D’arco, 447 em Buriti do Tocantins, 437 em Pedro Afonso, 379 em Almas, 371 em Goianorte, 280 em Couto Magalhães, 233 em Alvorada, 226 em Figueirópolis, 215 em Darcinópolis, 162 em Luzinópolis e 110 em Carmolândia.

    Entre os itens apreendidos estavam produtos como café, leite fermentado, refrigerantes, vodka, cereais, coco ralado, amendoim, ketchup, granola, chia, iogurte, rapadura, arroz, extrato de tomate, salgadinhos, farinha de linhaça, ameixa, cappuccino, salame, tererê, coração bovino, corante, água de coco, batata palha, pão de forma, creme dental, sorvete, carne temperada, ração para cachorro, manteiga, coxinha da asa, fubá, bolo gelado, suco de uva integral, gelatinas, pão de hambúrguer, leite em pó, macarrão instantâneo, milho em grãos, além de produtos de higiene e limpeza como desodorante, sabonete, protetor solar, lenços íntimos, fluido para freios, sabão em barra, limpa forno, amaciante, inseticida, detergente, lustra-móveis, mata-mosca, cera depilatória, gel sanitário, adesivo de silicone, creme relaxante, tinta spray, água sanitária e acetona.

    O superintendente do Procon Tocantins, Euclides Correia destacou a importância da operação para a segurança dos consumidores. “Nosso compromisso é garantir que o consumidor tenha acesso a produtos seguros e em conformidade com a legislação. Essa fiscalização reforça nosso trabalho na proteção dos direitos do consumidor e na punição de práticas irregulares“, afirmou.

    As empresas autuadas possuem um prazo de 20 dias para apresentar defesa. A partir disso, será definido se haverá aplicação de multa e qual será o valor, que varia conforme a gravidade da infração e se há reincidência.

    “A quantidade expressiva de produtos apreendidos demonstra a necessidade contínua de fiscalização rigorosa. Nosso objetivo é coibir irregularidades e assegurar que os estabelecimentos cumpram as normas de defesa do consumidor”, pontuou o diretor de fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva.

    Denuncie

    O Procon Tocantins reforça que os consumidores que identificarem irregularidades ou se sentirem lesados podem registrar denúncias através Disque 151 ou WhatsApp (63) 99216-6840. Caso seja constatada a irregularidade, as penalidades cabíveis serão aplicadas.

    DESTAQUE
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegrama E-mail
    Artigo AnteriorPrefeito Eduardo Siqueira Campos destaca parceria com Governo do Estado para regularização fundiária
    Próximo artigo Supermercado atacadista abre 200 vagas para diversos cargos em Palmas
    Vagas de Empregos

    Postagens relacionadas

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026

    Farm Day reúne produtores no sul do Tocantins e amplia debate sobre inovação, mercado e sustentabilidade no agro

    17 de abril de 2026

    Luana Nunes aparece novamente entre os primeiros em pesquisa eleitoral para deputada federal no Tocantins

    15 de abril de 2026

    Últimas Notícias

    MPTO denuncia estupro em campus de Miracema; UFT reforça apoio à vítima e cooperação com investigação

    17 de abril de 2026

    Governo do Tocantins explica impacto de indenizações a servidores e risco de perda de recursos do Fundo Amazônia

    17 de abril de 2026

    Dor, inchaço e vergonha: o sofrimento silencioso do lipedema

    17 de abril de 2026

    Wanderlei Barbosa participa de formatura histórica e reforça Bombeiros com novos equipamentos

    17 de abril de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.