Devido ao excelente desempenho do Programa Criança Feliz no Tocantins, no cumprimento das metas estabelecidas para 2019, o Governo, por meio do setor de Proteção Básica Bolsa Família e Benefícios, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), assegurou recursos no valor de R$ 777 mil, para trabalhar as ações do programa em 2020. O recurso é oriundo do Ministério da Cidadania e estará disponível, para a Setas investir nas ações do programa, ainda em 2019, segundo a coordenadora estadual do ‘Criança Feliz’, Katilvânia Guedes.

A notícia, que antecede o ano novo, foi recebida pela equipe da Setas,  nesse mês,  durante participação no 2º Encontro Nacional do Programa Criança Feliz, em Brasília.

O secretário da Setas, José Messias Araújo, elogiou o esforço da equipe para cumprir todas as metas do ‘Criança Feliz’ em 2019, o que garantiu esse recurso tão necessário para o desenvolvimento do programa em 2020. “Dessa forma, a Setas vem cumprindo seu papel de promover as Políticas de Desenvolvimento Social e Trabalho”, destacou o secretário.

Durante o Encontro Nacional, o Governo do Tocantins, por meio da Setas,  recebeu reconhecimento, do Ministério da Cidadania, pelas boas práticas no desenvolvimento do programa. O ‘Criança Feliz’ está presente em 51 municípios tocantinenses. Em 2019, todos os municípios, com adesão ao programa, foram monitorados e cumpriram as metas. “O trabalho desenvolvido pela equipe da Setas, também foi reconhecido pelo bom desempenho na qualificação dos visitadores, para que façam a visita domiciliar com excelência e segurança e para o alcance do bom desenvolvimento das crianças, principal meta do programa”, informou a coordenadora.

Ainda de acordo com a coordenadora, a equipe da Setas também foi avaliada, pelo Ministério da Cidadania, como entre as mais bem preparadas do país, por conseguir atender a maioria das demandas dos municípios.

No Tocantins, em 2019, cerca de 300 mil visitas domiciliares foram realizadas, por 309 profissionais capacitados pelo Governo do Tocantins, por meio da Setas. Atualmente, 5.401 crianças e gestantes são acompanhadas pelo PBC.

Adesões

Os avanços do ‘Criança Feliz no Tocantins’, em 2019, também foram marcados pela abertura de novo período de adesões, para mais 43 municípios. As adesões estão abertas até 2022. “Nossa meta para o próximo ano é atender 94 municípios”, informou a coordenadora.

Municípios aptos à adesão ao PCF até 2022 

Aliança do Tocantins, Almas, Aparecida do Rio Negro, Aragominas, Araguaçú,  Araguaína, Araguatins, Babaçulândia, Bernardo Sayão, Bom Jesus do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Colinas do Tocantins, Combinado, Cristalândia,  Darcinópolis, Dianópolis, Dois Irmãos do Tocantins, Esperantina, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Fortaleza do Tabocão, Guaraí, Gurupi, Itacajá, Itapiratins, Lagoa da Confusão, Lizarda, Marianópolis, Miracema, Miranorte, Natividade, Nova Olinda, Palmas, Palmeirante, Palmeirópolis, Paraíso do Tocantins, Paranã, Pedro Afonso, Pium, Porto Nacional, Recursolândia, Santa Fé do Araguaia e Santa Rosa do Tocantins.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorSTF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT
Próximo artigoVaga de emprego na Energisa para auxiliar Comercial; saiba mais