Os candidatos eleitos nas eleições de outubro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira, 17
Os candidatos eleitos nas eleições de outubro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira, 17

O governador Mauro Carlesse e seu vice Wanderlei Barbosa já têm data para posse definida pela Constituição Federal para o dia 1º de janeiro de 2019.

Os candidatos eleitos nas eleições de outubro foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na última segunda-feira (17).  Na cerimônia também receberam diplomas os dois senadores, os deputados federais e estaduais, além dos respectivos suplentes.

O governador e o vice-governador tomam posse em sessão na Assembleia Legislativa em Palmas. No local, eles prestam compromisso de defender e cumprir a Constituição Federal, além de prometerem observar as leis e promover o bem geral da população.

Posse e Diplomação

Existe diferença entre diplomação e posse apesar das atividades estarem conectadas. A diplomação é um documento que atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse perante a Assembleia Legislativa. Já a posse é a investidura no cargo político. É quando o escolhido pode oficialmente começar os trabalhos.

Legislativo

A data para posse de deputados estaduais, federais e senadores está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2019. O dia marca o retorno das casas do recesso parlamentar e o início das atividades.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGovernador destaca avanços nos oito meses de sua gestão e projeta industrialização do Estado
Próximo artigoEmpresário é preso suspeito de mandar matar prefeito de Davinópolis-MA