Sandoval Cardoso
Sandoval Cardoso

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral condenou por unanimidade nesta quinta-feira, 6, o ex-governador do Tocantins, Sandoval Cardoso (SD) por abuso de poder político.

Segundo a decisão, Sandoval vai ficar inelegível por oito anos. Os ministros entenderam que Sandoval concedeu aumentos salariais acima do permitido a diversas categorias de servidores públicos enquanto era governador. Os reajustes chegaram a 416,31%.

O ex-governador ficou no comando do Palácio Araguaia de 4 de abril de 2014 a 1º de janeiro de 2015 após a renúncia de Siqueira Campos (DEM). Ele tentou a reeleição, mas foi derrotado por Marcelo Miranda (MDB).

De acordo com a decisão, a condenação não alcança o então candidato a vice-governador na chapa de Sandoval, Ângelo Agnolin. Ao julgarem recurso específico, os ministros afastaram a sanção de inelegibilidade que havia sido aplicada a ele pela Corte Regional.

Para os ministros, o candidato a vice foi mero beneficiário da conduta irregular do governador, não tendo participado da administração estadual, nem tendo sido coautor dos aumentos salariais concedidos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorJustiça decreta prisão preventiva de filhos de ex-procurador e suspende seus registros na OAB
Próximo artigoAcontece neste domingo eleição suplementar em município do sudeste do Estado