Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está participando de uma reunião e visita técnica, entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Mato Grosso, para discutir e conhecer a praga Amaranthus Palmeri, conhecida popularmente como caruru gigante, sendo encontrada em algumas áreas de produção de grãos. Além disso, visitarão as propriedades consideradas como focos da praga. O encontro conta com a participação da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA-MT), do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea) e da Embrapa milho e sorgo de Sete Lagoa-MG.

Os locais programados para a visita naquele estado são: Ipiranga do Norte, Tapurá, Sapezal e Campos de Júlio. “Iremos conhecer a praga no campo e tomar conhecimento do programa de erradicação, pois apesar de não termos incidência dela no Tocantins, precisamos estar atentos e preparados para a prevenção, com o objetivo de evitar sua introdução no nosso Estado”, disse o inspetor agropecuário da Adapec, Cleovan Barbosa Pinto.

Reunião técnica

Em setembro de 2017, a Adapec realizou uma reunião técnica sobre Amaranthus para cerca de 60 inspetores de defesa agropecuária da área vegetal. Na época, durante a palestra foi apresentado de forma minuciosa as principais características da praga, formas de contaminação, identificação da praga no campo, prevenção, danos às lavouras, entre outros.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorConfiança dos empresários do comércio aumenta no final do ano
Próximo artigoMotociclista morre ao cair de ponte danificada em Axixá