Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Secretário da Saúde presta esclarecimentos na Assembleia sobre a Operação Marcapasso
    NORTE

    Secretário da Saúde presta esclarecimentos na Assembleia sobre a Operação Marcapasso

    By Norte do Tocantins6 de dezembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Em atendimento ao requerimento do deputado José Augusto Pugliese, o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, compareceu nesta quarta-feira, 6, à audiência pública realizada pela Assembleia para esclarecimentos sobre a Operação Marcapasso, da Polícia Federal. A operação investiga um esquema de corrupção que consiste na de fraude em licitações, compra de órtese, prótese e materiais especiais de alto custo para o sistema de saúde.

    Os deputados questionaram o secretário sobre os prejuízos causados pelos desvios de recursos na compra dos materiais, as falhas do sistema de saúde que permitiu tal conduta dos gestores e ainda cobraram uma atitude da Sesau para sanar os problemas deixados, além de buscar saídas para recuperar a credibilidade da saúde pública no Estado.

    Outros assuntos também foram abordados no decorrer da audiência, como a demora na construção do novo hospital de Gurupi, a falta de medicamentos, demora na espera por cirurgias e outros procedimentos. Excesso de contratações e deficiência do número de médicos também foram mencionados pelos deputados, que alegaram que o sistema não funciona e que faltam técnicos e profissionais capacitados.

    Em resposta aos questionamentos dos parlamentares, Musafir esclareceu que a atual gestão não tem envolvimento com os desvios e práticas apurados pela PF. “A secretaria não tem acesso ao inquérito, mas está colaborando com toda a sua equipe para as investigações, com a entrega de contratos e documentos solicitados pela PF e o Ministério Público Federal”, afirmou Musafir.

    Sobre a atual gestão, o secretário reconheceu as dificuldades operacionais, mas ressaltou que administra a pasta com transparência nos processos de licitação e que todos os recursos investidos e gastos na compra de materiais e remédios passam pela decisão de um Colegiado Financeiro da Saúde. Musafir garantiu que a secretaria tem conseguido sanar a falta de medicamentos e trabalhar com o abastecimento de 89% dos remédios necessários para a continuidade dos tratamentos e emergências nas unidades hospitalares.

    Sobre o novo hospital de Gurupi, o secretário afirmou que a construção a unidade é responsabilidade da Secretaria Estadual da Infraestrutura. Já sobre as nomeações o secretário justificou que as contratações são feitas de acordo com a demanda, que tem crescido, passando de 3 milhões de atendimentos em 2015 para 6 milhões em 2017. E que apesar das contratações, o Estado ainda conta com um déficit de 300 médicos para atender a população com mais agilidade.

    O secretário destacou que está colocando em prática um projeto de reorganização da rede hospitalar e que a secretaria continua com o seu propósito de garantir atendimento adequado para toda a população. Para isso, disse que vai retomar os mutirões cirúrgicos e de procedimentos para reduzir as filas de espera.

    Críticas

    As explicações do gestor da saúde, no entanto, não convenceram os parlamentares. Ao responder uma declaração de Musafir, segundo a qual o Legislativo poderia ajudar o Governo a resolver o problema dos “supersalários” na saúde, o deputado Paulo Mourão (PT) disse que esse papel cabe ao Executivo. “Só quem pode fazer isso é o Governo; é uma questão de vontade política para o enfrentamento desse problema. O Governo precisa resolver o problema, o que eu duvido que o atual Governo tenha coragem de fazer, como outros não tiveram”, criticou.

    Participantes

    Além do autor do requerimento, José Augusto Pugliese, participaram da audiência os deputados Paulo Mourão (PT), Elenil da Penha (PMDB), Jorge Frederico (PSC), Valderez Castelo Branco (PP), Wanderlei Barbosa (SD), Vilmar de Oliveira (SD), Amélio Cayres (SD), José Bonifácio (PR), Alan Barbiero (PSB), Osires Damaso (PSC) e Zé Roberto (PT).

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleHoje, nossos parabéns vão para o Advogado e jornalista Arnaldo Filho.
    Next Article Cleiton Pinheiro é eleito secretário executivo da CSPB no Tocantins
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Amigo de Fenelon Barbosa e da família, Divino Careca morre; governador Wanderlei Barbosa lamenta

    25 de julho de 2026

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Gaguim dispara em 2º lugar para o Senado e reforça avanço da pré-candidatura

    28 de julho de 2026

    Com Wanderlei, pré-campanha de Dorinha ganha novo impulso em encontro com lideranças

    28 de julho de 2026

    Com elogios a Wanderlei, Dari Fronza afirma que, eleito deputado estadual, terá a segurança como uma das bandeiras do mandato

    27 de julho de 2026

    Em Peixe e Talismã, Gaguim reúne lideranças, amplia diálogo e fortalece articulações durante agenda de verão no sul do Tocantins

    27 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.