Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Claudio Santana não envia à Câmara Orçamento para 2018, Ian Cavalcante faz alerta
    NORTE

    Claudio Santana não envia à Câmara Orçamento para 2018, Ian Cavalcante faz alerta

    By Norte do Tocantins11 de dezembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email
    Claudio Santana
    Claudio Santana

    O prefeito de Araguatins, Claudio Santana (PMDB), ainda não enviou à Câmara de Vereadores do município os três projetos de leis orçamentárias para 2018.

    A cobrança é do Vereador Ian Cavalcante (PPS) que segundo ele, teme que o município sofra consequências graves pelo fato da prefeitura não ter protocolado o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Pois o parlamentar afirma que tal orçamento para o exercício de 2018 precisa ser discutido nas próximas sessões, e ainda não há nem data definida para votação, tendo em vista o pouco prazo que ainda resta.

    O Plano Plurianual estabelece, para os próximos quatro anos, as bases estratégicas da atuação pública, incluindo os programas com seus respectivos objetivos, indicadores, ações orçamentárias e gastos da administração municipal para as despesas do município entre outras.

    A Lei de Diretrizes Orçamentárias dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária para o exercício de 2018. O projeto apresenta metas fiscais e a relação de programas e ações planejadas pela Administração Municipal para o próximo exercício, e como a Prefeitura pretende atingir seus objetivos de implementar políticas sociais e econômicas.

    Orçamento 2018

    O projeto com o Orçamento para 2018 deve estimar as despesas e receitas do município no próximo ano, relacionando o seu montante, apresentado aumento ou queda no crescimento em relação ao Orçamento estimado de 2017.

    Previsão de recurso a ser gasto nas áreas da Educação, Saúde, Administração, entre outras. E ainda o repasse anual para o Legislativo, fixado pela legislação federal em 6% do montante relativo às receitas tributárias e de transferências.

    Ian Cavalcante alerta sobre uma jogada do prefeito Claudio Santana em protocolar o Orçamento para 2018 em data que a Câmara não tenha tempo suficiente para apreciar e discutir a matéria, já que o prazo para votação é até dia 22 de dezembro, como manda a Constituição Federal. O parlamentar ressaltou que todos os projetos enviados à Casa de Legislativa chegam de forma desordenada. Todos os projetos que vem é em cima da hora e com urgência ou urgentíssima independente da matéria, disse Cavalcante.

    Caso a Prefeitura não encaminhe o orçamento à Câmara Municipal, o município de Araguatins terá o mesmo duodécimo de 2017 para executar em 2018, nos termos da Lei.

     

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleDupla é presa em Guaraí suspeita de tentativa de homicídio e ameaça
    Next Article MPE recomenda ao prefeito interino e eleito de Itacajá medidas de transição
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Operação mira tráfico de drogas e bloqueia R$ 412 milhões de suspeitos no Tocantins

    16 de setembro de 2026

    Mulher é presa suspeita de integrar grupo de agiotagem e extorsão em Lagoa da Confusão

    14 de setembro de 2026

    Gaguim dispara em nova pesquisa, assume liderança em Palmas e alcança 37,76% na corrida ao Senado

    13 de setembro de 2026

    Em Miracema, Gaguim relembra construção de ponte e garante que será senador que mais vai destinar recursos ao município

    13 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Professora é lutadora: aposentada e doméstica falam sobre expectativa com Dorinha em Dianópolis

    21 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa libera R$ 300 mil para assistência a indígenas atingidos por incêndio em Formoso do Araguaia

    20 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.