7de2fa5cb67f2be9460f6eb243db0a25O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS está sendo celebrado em Araguaína com uma campanha de conscientização sobre a doença. Na manhã de hoje, além de uma blitz educativa, realizada na Avenida Cônego João Lima, foram ofertados testes rápidos para o diagnóstico da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos setores Araguaína Sul e Bairro de Fátima. À tarde a programação segue com uma palestra educativa e distribuição de preservativos no Hospital Municipal Eduardo.

Realizada pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Saúde em parceria com a Pastoral da AIDS, a campanha tem como objetivo ressaltar que a prevenção continua sendo a arma mais eficiente na luta contra a AIDS.

Durante a manhã, dezenas de pessoas estiveram nas UBS para realizar o teste rápido, que em 15 minutos pode diagnosticar, além do HIV, outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), como a sífilis e as hepatites B e C. “O teste é rápido, seguro e totalmente sigiloso. A amostra de sangue é colocada sobre uma membrana, junto ao reagente para cada uma das DST investigadas. Na membrana há uma área de controle que precisa ser ativada para validar o teste, se houver formação de outra linha colorida, então o diagnóstico é positivo”, explica o enfermeiro Samuel de Castro.

O paciente recebe aconselhamento pré e pós-teste. “O aconselhamento é importante para que ele entenda a importância da prevenção e do tratamento em caso de diagnóstico positivo”, explicou a enfermeira Lidyana Braz.

Amanhã, das 8 às 11 horas, a campanha segue com blitz em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), onde também haverá distribuição de material educativo e preservativos aos caminhoneiros e outras pessoas que trafegam pela BR-153.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorParauapebas é o município do Pará com maior número de casos de Aids
Próximo artigoTrabalho de fiscalização do TCE é apresentado em audiência pública na AL