A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas abre nesta segunda-feira, 22, o agendamento para os procedimentos cirúrgicos de castração de cães e gatos, que serão feitos pela Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ). Os agendamentos podem ser feitos no site http://caievs.palmas.to.gov.br/, em datas e horários específicos, sendo que as vagas são destinadas exclusivamente para animais de moradores da Capital.

Para realizar a cirurgia, o dono do animal deverá ter idade mínima de 18 anos, fazer o cadastro pessoal, e em seguida, o cadastro de seus animais para posteriormente acompanhar o calendário de agendamento. Após agendar, as instruções quanto ao procedimento cirúrgico serão encaminhadas para o e-mail cadastrado. É permitido agendar até dois machos e duas fêmeas por ano, sendo possível incluir um animal de cada sexo por período de agendamento por CPF.

Indicação

A castração é indicada para cães e gatos, a partir dos 6 meses de vida, que estejam em boas condições de saúde, não estando obeso, caquético (debilitado) ou anêmico. As fêmeas não podem estar no cio, prenhes ou amamentando na data da cirurgia para evitar maiores riscos. Cães serão submetidos ao exame de triagem para Leishmaniose Visceral Canina, sendo pré-requisito para o procedimento cirúrgico.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorVacinação contra Covid-19 segue em 25 Unidades de Saúde da Família nesta segunda, 22
Próximo artigoApresentações de rap, capoeira, danças, orações e palestras contam a história e as origens da comunidade afro-brasileira