Inauguração da decoração natalina une Papai Noel e Arraiá da Capital com reflexão sobre tradição cristã - Foto: Edu Fortes

No início da noite desta sexta-feira, 27, a inauguração da ornamentação natalina de Palmas estava carregada de emoção e simbologia. É que Papai Noel foi recebido e conduzido por um túnel pela Rainha do 28º Arraiá da Capital, Waldenicy Souza, da junina Matutos da Noite. O acendimento das luzes aconteceu no sentido Sul/Norte da Avenida Teotônio Segurado, entre as avenidas LOs 05 e 07. A decoração natalidade se estende pelas principais vias e logradouros públicos de Palmas.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Arraiá da Capital, que segundo o calendário oficial acontece em junho, este ano foi deslocado para o último final de semana de novembro. A festa está compacta e planejada para evitar aglomerações, fato que possibilitou este inusitado encontro. Com voz embargada, o Bom Velhinho desejou que as luzes de Natal aqueçam o coração de cada palmense. “Ho,ho, ho!! Que este Natal seja a luz da esperança, do amor e da paz entre os homens”, desejou.

Durante a solenidade, a secretária de Comunicação de Palmas, Ivonete Motta, falou sobre todo o encantamento da festa. “Olha a coincidência: São João foi o porta-voz do anúncio da chegada de Cristo e eis que o filho de Deus nasce bem no Natal. Por causa da pandemia, as luzes de Natal e as juninas desse ano estão juntas e misturadas”, comemorou.

Inauguração da decoração natalina une Papai Noel e Arraiá da Capital com reflexão sobre tradição cristã – Foto: Edu Fortes

Edição 2020

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis, explicou que a edição 2020 do Natal Cidade Encantada foi toda planejada pensando nas condições impostas pela pandemia, que impôs medidas sanitárias e de restrição ao contato social como forma de diminuir os riscos de contaminação. Assis disse ainda que foi preciso observar a necessidade de fazer uma festa mais econômica, uma vez que a pandemia surtiu efeitos diretos na economia. “Mais uma vez contamos com uma grande equipe mobilizada para colocar o Natal nas ruas de Palmas. A novidade é que a iluminação está mais monocromática, com o branco e amarelo que trazem uma luminosidade especial e acolhedora”, disse.

O material foi reaproveitado de anos anteriores, mas com a preocupação de não perder a qualidade. “É uma decoração mais sustentada, porém executada com todo o esmero para que o palmense tenha todo o encantamento do Natal”, finalizou Assis.

Os enfeites de Natal contam com três mil tubos de LED, 90 mil metros de mangueira e cinco mil strobos nos 6.500 metros de túnel na Teotônio, desde a Avenida LO-19 até a LO-12. A única parte da decoração que ficou de fora foi a tradicional Vila do Papai Noel, que em anos anteriores era instalada no Parque Cesamar. A administração optou por abrir mão deste atrativo para evitar aglomerações, uma vez que a representação da Vila atrai milhares de famílias. (Georgethe Pinheiro)

Inauguração da decoração natalina une Papai Noel e Arraiá da Capital com reflexão sobre tradição cristã – Foto: Edu Fortes

Mensagem da Gestão

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que por conta de compromissos fora da Capital não participou da inauguração da decoração natalina, mas fez questão de deixar uma mensagem de otimismo e esperança por dias melhores. Em sua reflexão ela falou sobre os desafios enfrentados, das perdas, mas também dos aprendizados que vieram com esse ano.

“O ano de 2020 se aproxima do fim. Este, o mais difícil da história de Palmas, foi de muitas batalhas e desafios. Com as festas de final de ano, o Natal e o Réveillon, é impossível não lembrar daqueles que amamos e não estão mais entre a gente. E aí também lembramos que Natal é tempo de esperança, de renovação e fé. Então, a partir do acendimento das luzes do Natal Cidade Encantada, entregamos uma importante mensagem: juntos podemos superar quaisquer desafios.”

Confira na íntegra a mensagem de Natal da prefeita

O ano de 2020 se aproxima do fim. Este, o mais difícil da história de Palmas, foi de muitas batalhas e desafios.  Com as festas de final de ano, o Natal e o Réveillon, é impossível não lembrar daqueles que amamos e não estão mais entre a gente. 

E aí também lembramos que Natal é tempo de esperança, de renovação e fé. Então, a partir de hoje, no acender das luzes do Natal Cidade Encantada, entregamos uma importante mensagem: juntos podemos superar quaisquer desafios.

Nossa cidade, que a partir de hoje fica ainda mais linda e iluminada, se mostra forte e preparada para ser o farol do Novo Tempo, e vamos celebrar isso com muito mais trabalho e respeito em 2021.

O maior túnel de LED do Brasil é o da avenida Teotônio Segurado, e tem 15 quilômetros de extensão. Além disso, Buritirana, Taquaralto, Aurenys, Plano Diretor Norte, Sul e várias avenidas da cidade também foram decorados.

Curtam bastante tudo o que preparamos para vocês, tirem muitas fotos, compartilhem a luz e esperança que brilham na Capital do calor humano. Que as luzes espalhadas pela cidade iluminem o coração de cada palmense. Deus abençoe a todos!

Além da magia das luzes de Natal, pagamos a primeira parcela do 13º salário e, como sempre fazemos, antecipamos o pagamento do mês, dinamizando a nossa economia.

Inauguração da decoração natalina une Papai Noel e Arraiá da Capital com reflexão sobre tradição cristã – Foto: Edu Fortes
Luzes de Natal são ligadas pelo Papai Noel

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorAdolescente de 16 anos que era abusada sexualmente há 4 meses mata a tiros o padrasto no Tocantins  
Próximo artigoPF prende em Portugal suspeito de invasão hacker ao TSE