Referência para vários estados brasileiros, o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (ABC-TO) foi apresentado como case de sucesso no Seminário ‘Novas visões e estratégias em Integração, Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF)’, realizado em Campina Grande, na Paraíba, na última quarta-feira, 30. O Plano ABC no Tocantins é uma política pública efetiva, com ganhos de produtividade e sustentabilidade dos produtores.

O diretor de Tecnologia Sociais e Biodiversidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Fernando Garcia, foi quem representou o Tocantins no Seminário e apresentou os resultados da implantação do Plano. Segundo ele, a troca de experiência é fundamental para que cada estado brasileiro contribua com a emissão de baixo carbono, reduzindo a emissão de gases causados pelo efeito estufa no setor agropecuário.

“No Tocantins o Plano ABC-TO foi implantado em 2011 e é uma política de Estado. Com os resultados alcançados, a capacitação tecnológica e a implantação das Unidades de Referência Tecnológica (URTs), em parceria com os produtores para consolidar o modelo e seu aprendizado, nos tornamos um referência”, detalhou Garcia. Ele reforçou que é preciso que todos os estados brasileiros coloquem em prática as tecnologias que o Plano traz para reduzir as queimadas, desmatamento e fazer um melhor uso do solo.

Outro passo fundamental para o sucesso do Plano ABC-TO foi a formação de grupo gestor diverso e bem representativo, com agentes de Estado, assistentes técnicos, instituições de ensino e setor produtivo. “No início o principal objetivo do plano era recuperar pastagens degradadas, mas o engajamento dos parceiros e os resultados positivos fizeram com que o leque se ampliasse para outras frentes – introdução dos programas Balde Cheio, Carne Carbono Neutro e o aumento da eficiência econômica dos sistemas”, disse ele.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProjeto da Embrapa com pecuária de corte alcança produtividade média maior que 25 arrobas por hectare ao ano
Próximo artigoGoverno do TO estima cerca de 20 mil frentes de trabalho com assinatura de empréstimo com a CEF