camara de palmas

O vereador Milton Neris (Progressistas) presidiu mais uma reunião temática da Comissão de Finanças, Tributação e Controle, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) prevista para 2020, na tarde desta terça-feira, 12. Para debater as necessidades que a área da saúde precisa, a Câmara Municipal recebeu representantes das Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Humano, e Saúde.

O Presidente da Comissão ressaltou que a Pasta da saúde terá 15% do orçamento previsto para 2020, porém esse valor não supre as necessidades que a Capital precisa. “Sabemos que a saúde é primordial e esse valor é pequeno para a quantidade de problemas que existem em Palmas. Os debates são para redistribuir e tentar atender melhor as demandas de Palmas. A Câmara é a ponte que liga os problemas da população e secretarias com o Executivo. Sabemos que a saúde passa por dificuldades no âmbito nacional, mas o necessário hoje seria 18% do orçamento para amenizar os problemas”, observou.

O secretário Municipal de Saúde Daniel Borini também relatou que é preciso um orçamento maior para os próximos anos e que mesmo utilizando todo o valor destinado para a Pasta, acaba faltando remédios, além do pagamento de salários para profissionais da área. “Temos um problema de fixação do médico, por exemplo, Palmas paga um salário menor que algumas cidades do interior, o que gera instabilidade de profissionais”, pontuou o Secretário.

Durante a reunião foram apresentadas demandas da área para ser analisadas pelos vereadores e assim proporem emendas para adequações necessárias a LDO.

Neris frisou que a saúde tem recurso insuficiente para manter as metas no exercício, o que causa dívidas para o próximo ano, e acabou virando uma prática dos gestores. “O que me preocupa é que apesar de todos os ajustes solicitados na reunião, que ainda serão analisados, não há garantia que o orçamento será reajustado para o valor necessário. A saúde não consegue pagar os prestadores de serviço da Capital em dia. A gestão precisa sentar com os interessados e resolver a questão financeira, caso contrário vira uma bola de neve”, afirmou.

O vereador também chamou atenção que é preciso resolver como e onde os valores fixados serão utilizados, e assim encontrar uma maneira de remanejar para os locais que mais precisam. “Queremos encontrar caminhos para beneficiar e resolver problemas da saúde, para que tenham condições de pagar as contas e não dar descontinuidade nos serviços da população. Nosso desejo é em comum acordo com todos os vereadores, propondo melhorias dentro do orçamento e para dar melhor condição de vida aos palmenses”, finalizou Neris.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorMPTO recomenda que prefeita da capital retire da Câmara PL que dispõe sobre poluição sonora
Próximo artigoGoverno anuncia investimento de R$ 1,7 milhão para desenvolvimento científico e tecnológico do Tocantins