Foto Divulgação/HGP
Foto Divulgação/HGP

Desde sua inauguração, o Hospital Geral de Palmas (HGP) registra em novembro o menor índice de ocupação de leitos na ala da ortopedia. Somente nos primeiros 20 dias do mês, a média parcial da taxa de ocupação chegou ao índice de 47%, com média do período de internação de 15 dias. Em janeiro deste ano, a média de internação apresentada era de 42 dias e 132 pacientes internados ocupavam os leitos da unidade – hoje o HGP atende 79 pacientes na ala da ortopedia. O impacto da redução significativa reflete no cenário geral do hospital que no momento opera com 82% de ocupação, disponibilizando leitos para outras especialidades.

“Os números são resultados da ampliação do centro cirúrgico, onde foram destinadas duas salas somente para realização de procedimentos ortopédicos; da implantação do novo fluxo de trabalho (dar suporte na rotatividade de leitos) e o abastecimento de materiais e insumos”, afirmou o diretor Geral da unidade, Leonardo Toledo, acrescentando que “atualmente não há pacientes da ortopedia aguardando leitos de internação”.

 “Além das ações dentro do HGP, estruturamos as escalas de ortopedia com a contratação de especialistas da área no início deste ano para os hospitais regionais de Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema e Gurupi, o que nos possibilitou estas conquistas para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), descentralizando também o atendimento no Tocantins”, relatou o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Edgar Tollini.

Umas das pacientes beneficiadas é a funcionária pública, Sueldenice Martins, vítima de acidente de trânsito, que passou esta semana por cirurgia na perna direita. “Fui bem assistida, os profissionais são muito competentes Agora tenho outra imagem do HGP, foi muito importante a agilização das cirurgias”, declarou.

O lavrador Salustiano Ribeiro chegou ao HGP com fratura exposta após acidente de moto e já passou por duas cirurgias nos braços. “Já tenho uma nova cirurgia programada. Aqui recebi todos os cuidados da equipe e gostei da agilidade nos procedimentos. Estou sendo bem cuidado, não tenho o que reclamar”, comentou.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorDeputados discutem humanização das leis em encontro da Unale
Próximo artigoBazar com peças de luxo ocorrerá neste fim de semana em Palmas; renda será destinada às instituições carentes