Polícia Penal Federal
Polícia Penal Federal

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 372/17, do Senado, que cria as polícias penais federal, dos estados e do Distrito Federal. A matéria foi aprovada por 385 votos a 16 e será enviada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) para elaboração da redação final. Em seguida, será promulgada.

Também foi aprovado o destaque do PL que retirou do texto a possibilidade de lei específica de iniciativa do Poder Executivo definir outras atribuições para as polícias penais, além da segurança de estabelecimentos penais.

O deputado Osires Damaso (PSC/TO) votou a favor da PEC e afirmou que trata-se de uma oportunidade de reconfigurar a finalidade para que as funções possam ser corretamente exercidas.

De acordo com a PEC, o quadro das polícias penais será formado pela transformação dos cargos isolados ou dos cargos de carreira dos atuais agentes penitenciários ou equivalentes e também pela realização de concurso público. A nova polícia será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorBalanças de pesagem do Hipermercado Extra são verificadas por órgãos de fiscalização
Próximo artigoReeducandos da CPP de Palmas cultivam hortaliças que abastecem entidades filantrópicas da capital