Guarda Municipal – Foto: divulgação web

Araguaína terá sua Guarda Municipal instalada, equipada, com sede nova e moderno sistema de rádio digital a ser compartilhado com as demais forças de segurança e de assistência à emergência. Além disso, a cidade poderá contar com um moderno sistema vídeo-monitoramento, com 83 pontos recebendo câmeras de vídeo. Tudo isso será feito a partir de emenda parlamentar de bancada ao Orçamento de 2020 do deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade-TO), que destinou R$ 17,51 milhões ao Ministério da Justiça e Segurança para ser repassado à Prefeitura de Araguaína.

O anúncio da conquista para a cidade ocorreu na manhã desta segunda-feira, 4 de novembro, em entrevista coletiva conjunta do prefeito da cidade, Ronaldo Dimas, do deputado Tiago Dimas e de várias autoridades envolvidas no projeto.

A entrevista foi no Tiro de Guerra, em Araguaína, local que sediará a Guarda Municipal. Tiago Dimas lembrou que com a destinação da emenda cumpre, já no primeiro ano de mandato, compromisso de campanha com a população de Araguaína de ajudar a estruturar a Guarda Municipal.

Quando instalado, o sistema de comunicação será interligado com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) e Corpo de Bombeiros. Os rádios serão todos digitais, algo inédito no Estado, e que inibe a interceptação do sinal por criminosos. “Só se combate a criminalidade com tecnologia, comunicação de qualidade e integração. É isso que o nosso projeto prevê aqui”, ressaltou Tiago Dimas.

O deputado ainda explicou que, com o dinheiro, serão comprados todos os materiais, equipamentos e itens necessários para Guarda Municipal, como coletes a prova de balas, armas, veículos, rádios, fardamentos e aparelhos de informática.

*No próximo dia 12 de novembro, o deputado Tiago Dimas, o prefeito Ronaldo Dimas e parte da equipe técnica do município terá uma reunião com o ministro Sérgio Moro para discutir o projeto em detalhes e verificar o que será possível executar com o dinheiro previsto.*

*Nesse encontro, também deve ser acertado um pré-cronograma de trabalho, no qual as equipes técnica do prefeito e do ministério trabalharão em conjunto.*

Clamor popular

“Há um clamor da população por segurança pública. Uma Guarda Municipal preparada e equipada, com certeza, amplia segurança na cidade e inibe de sobremaneira a ação de criminosos”, frisou Tiago Dimas.

Ao mesmo, será instalada uma central de vídeo-monitoramento de alta tecnologia, com 83 pontos diferentes da cidade sendo cobertos com câmaras de sinal de qualidade.

Paralelamente, o prefeito Ronaldo Dimas anunciou concurso público para 600 pessoas, dentro as quais 40 serão para a Guarda Municipal. Além desse contingente, a Guarda terá o reforço do atual efetivo da Agência de Trânsito do município.

“Araguaína está criando a Guarda Municipal de verdade. Com recursos tecnológicos, estrutura física, equipamento adequado e pessoal que passará por um treinamento detalhado antes de efetivamente começar a trabalhar”, destacou o deputado Tiago Dimas.

Compartilhar

DEIXE UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários são de inteira responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: jornalismo@nortedotocantins.com.br que iremos analisar.