A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, representou o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) no lançamento do Programa Educação em Prática, realizado em Brasília, nesta quarta-feira, 6.  A iniciativa do governo federal, desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), terá como parceiras instituições de ensino superior.

Dentre os objetivos do Programa está a ampliação da jornada nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, e o aumento de vagas nas unidades que já ofertam o ensino em tempo integral. Outra finalidade do Educação na Prática é permitir o acesso de estudantes a atividades educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos itinerários formativos realizados em um ambiente universitário.

O secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, anunciou que o Ministério vai destinar R$ 80 milhões para ampliação da oferta de tempo integral no ensino médio. Segundo ele, isso significa a possibilidade de adesão de 500 novas escolas e o oferecimento de 40 mil novas vagas em todo o País. No ensino fundamental, o MEC anunciou que irá trabalhar o tempo integral em 40 escolas-piloto.

Adriana Aguiar destacou que contemplar a educação básica é o maior benefício do Programa. “O Consed vai estudar o Programa, visto que as secretarias estaduais têm muito a contribuir neste processo. Ter esse olhar para a educação básica e contar com a parceria das instituições de ensino é um dos pontos altos do Educação em Prática”, ponderou.

Comentários do Facebook
Artigo anterior‘Mitos do cinema’ conta a história da sétima arte com espetáculo de dança nos dias 08, 09 e 10 em Palmas
Próximo artigoNovembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem