Protesto em Araguaína - Foto: Cássia Rangel
Protesto em Araguaína – Foto: Cássia Rangel

Uma manifestação tomou conta das ruas de Araguaína na tarde deste domingo, 18, moradores saíram para protestar contra um ato do governador do Tocantins, Mauro Carlesse, que decidiu exonerar dos cargos de chefia 12 delegados regionais. Um dos afetados foi o delegado regional de Araguaína, Bruno Boaventura, que estava à frente de investigações importantes relacionadas ao governo. O diário oficial que contém as exonerações foi publicado na última sexta-feira, 16.

Colegas de trabalho e moradores se reuniram na Praça do Galo por volta das 16h, e em seguida seguiram em carreata até o complexo de delegacias. A manifestação foi encerrada em frente ao complexo de delegacias com gritos de ordem. PM e organização não informaram o número de manifestantes.

A atitude do governador Mauro Carlesse (PHS) foi tomada durante um escândalo envolvendo um crime ambiental, praticado por uma suposta associação criminosa, que estava sendo investigada por Boaventura. O caso envolve um galpão encontrado em Araguaína no dia 7 deste mês com quase 200 toneladas de lixo hospitalar. Os resíduos teriam saído de vários hospitais públicos do Tocantins.

A empresa responsável pela coleta de lixo de 13 hospitais do estado, incluindo do Hospital Regional de Araguaína, e que teria descartado os resídios de forma irregular, pertence ao ex-juiz eleitoral João Olinto, que é pai do deputado estadual Olyntho Neto (PSDB). O parlamentar é líder do governo na Assembleia Legislativa do Tocantins. O ex-juiz teve a prisão decretada, mas é considerado foragido. A empresa de propriedade dele foi contratada sem licitação pelo governo estadual, em agosto desse ano.

Segundo o delegado, a exoneração tem motivações políticas. Em uma rede social, ele explicou o motivo da saída. Minha exoneração será publicada hoje no DOE [Diário Oficial do Estado]. Acabo de ser informado. Retaliação em virtude de minha atuação.

Em outra rede social, o delegado comentou: Hoje recebo a notícia de meus superiores que serei exonerado do cargo de Delegado-Regional de Araguaína, com muita hombridade e sentimento de dever cumprido, pois, se incomodamos esses malfeitores o trabalho foi realizado da melhor forma possível.

O governo informou na sexta-feira que as exonerações estão dentro das medidas tomadas para reorganizar a administração pública e implantar um novo modelo de gestão. Disse que o objetivo é reduzir despesas e equilibrar as contas públicas.

Afirmou ainda que o desligamento dos delegados de polícia não altera os trabalhos de investigação pois todos prosseguem exercendo integralmente suas atividades, sem qualquer interferência de cunho político que possa atrapalhar ou direcionar o resultado dos trabalhos.

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol) se posicionou sobre a exoneração de Boaventura e emitiu uma nota de repúdio. No texto, o sindicato citou as investigações do delegado e disse que o afastamento se trata de uma perseguição política. Afirmou ainda que não admitirá tentativas de impedir o regular cumprimento do dever legal de seus filiados e que as investigações serão sempre pautadas pelo combate aos crimes, não importando quem sejam seus autores. (Com: G1)

Comentários do Facebook
Artigo anteriorATM divulga nota sobre antecipação de eleição da entidade
Próximo artigoIdosa de 106 anos é assassinada a pauladas por causa de R$ 30,00 no Maranhão