Nesta data, dia 19 de novembro, comemora-se o Dia da Bandeira um elemento simbólico da identidade brasileira, também conhecida como Pavilhão Nacional. As unidades militares hasteiam e arriam a Bandeira Nacional normalmente as 8 e 18 horas. Excepcionalmente, no dia 19 de novembro o hasteamento ocorre em cerimônia especial às 12 horas, que inclusive contempla a incineração de bandeiras que estejam em más condições.

Para comemorar a data festiva, o 1º, 2º, 4º e 9º Batalhão da Polícia Militar (Palmas, Araguaína, Gurupi e Araguatins) e o Colégio da PM, Unidade II (Ensino Médio), localizado em Palmas, realizarão uma solenidade às 12 horas.  Na ocasião, os alunos do Colégio da PM em Araguatins participarão da solenidade que acontecerá na sede do 9º Batalhão.

O Dia da Bandeira foi instituído em 1889, após a Proclamação da República que aclamou os símbolos nacionais: a Bandeira, o Hino Nacional, o Selo Nacional e as Armas Nacionais, que são objetos de estudo no ensino fundamental. Tais símbolos agregam o patriotismo e o sentimento de pertencimento à nação.

A maior Bandeira Nacional se encontra hasteada na Praça dos Três Poderes, no Distrito Federal, com 286 metros quadrados e peso de 90 quilos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorIdosa de 106 anos é assassinada a pauladas por causa de R$ 30,00 no Maranhão
Próximo artigoCâncer de próstata, uma das doenças mais assintomáticas e a 2ª mais tratada em Araguaína