Foto: Divulgação PMTO
Foto: Divulgação PMTO

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 28, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins, em Palmas, a cerimônia de formatura de cerca de 200 crianças que concluíram o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. A solenidade contou com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa, do vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, da deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro, da coordenadora estadual do Proerd, tenente coronel Alaídes Pereira Machado, dentre outras autoridades militares e civis, além de familiares das crianças. O Daren, mascote do Proerd, muito aguardado pelas crianças, abriu o evento e animou os participantes durante a solenidade.

O Proerd completa 16 anos de atuação no estado em 2018 e ultrapassa a marca de 400 mil atendimentos. Totalizando 103 cidades, média de aproximadamente 200 escolas estaduais, municipais e particulares, atendidas semestralmente em todo o estado. O Programa de consolidou ao longo dos anos como uma ferramenta eficaz de aproximação da comunidade, formação de crianças, adolescentes e preparação das famílias para enfrentar a problemática das drogas e da violência.

As melhores redações dos alunos foram premiadas durante a solenidade. Elas foram elaboradas no transcorrer do curso, enfatizando aquilo que os alunos aprenderam com os policiais em sala de aula. A aluna Laissa Menezes Parente, da Escoa de Tempo Integral Aprígio Tomaz de Matos, leu sua redação representando todas as crianças que se destacaram. Já a aluna Isabela Nogueira Ramalho conduziu todos os formandos no compromisso Proerd, um tipo de juramento no qual os alunos firmam o compromisso de se manterem longe das drogas e da violência.

A entrega dos certificados do Proerd é o momento mais aguardado pelas crianças. Ele coroa todo o esforço desprendido ao longo dos três meses de curso, onde os alunos aprenderam não somente a dizer “não” às drogas e à violência, como também reforçar a autoestima e a resistir à pressão ao uso de drogas, por parte dos amigos. A aluna Ruth Samiris Santos de Aguiar, da Escola Estadual Augusto dos Anjos, recebeu o certificado Proerd das mãos da deputada Luana Ribeiro, representando todos os formandos presentes.

Em suas palavras o comandante geral da PM, coronel Jaizon, cumprimentou as crianças formadas pelo Proerd, destacando o compromisso assumido de jamais se envolverem com as drogas e à violência. Agradeceu o empenho e a dedicação dos instrutores do programa, que realizam seu trabalho com dedicação e sacerdócio. Lembrou o sargento Paulo Fernando Moreira Neves, falecido em oito de outubro deste ano, e que durante seis anos foi instrutor do Proerd.

Coronel Jaizon agradeceu ainda o Deputado Estadual e futuro Deputado Federal Eli Borges, e o Deputado Stalin Bucar, pelo compromisso que assumiram de apoio ao Proerd em suas plataformas de trabalho, na qual destinarão recursos ao programa por meio de emendas parlamentares. “Atitudes como esta auxiliarão o programa a chegar a todos os municípios tocantinenses. Este Programa tem uma missão nobre, grandiosa e ao mesmo tempo desafiadora, pois busca valorizar a vida, desenvolvendo uma cultura da paz, auxiliando na construção de uma sociedade mais saudável, feliz e principalmente mais segura”, destacou coronel Jaizon.

A deputada estadual e presidente da Assembleia, Luan Ribeiro endossou o apoio político ao Proerd e também assumiu o compromisso de destinar emenda parlamentar ao programa: “Contem com o apoio da Assembleia Legislativa e também com meu apoio para o crescimento e fortalecimento do Proerd, um programa que tem feito a diferença na nossa sociedade”.

O vice-governador do estado, Vanderley Barbosa, parabenizou o comando da PM e todos os instrutores que atuam no programa, ressaltando a importância desta iniciativa de prevenção. “Não podemos deixar de contemplar, de prestigiar um projeto como este, de proteger a nossa infância e a nossa adolescência, que é o futuro deste país. Nosso compromisso é apoiar o Proerd, que possamos desenvolvê-lo cada vez melhor, para que nossas crianças, nossa juventude e nossas famílias continuem sendo orientadas, e assim tenhamos uma sociedade melhor”, disse.

O evento finalizou com a canção do Proerd, sendo entoada com muita alegria pelas crianças e todos os presentes.

Proerd no Tocantins

Foi implantado do estado em 2002, como uma estratégia de policiamento comunitário e iniciativa da Polícia Militar para prevenir o uso de drogas e ações que gerem violência, sendo aplicado às crianças na faixa etária média de 4 a 14 anos de idade, alcançando ainda a comunidade, os pais, professores, alunos e vasto entorno social que recebem orientações através de cursos, reuniões e palestras, representando um esforço cooperativo entre a escola, a família e a Polícia Militar. Atualmente a Polícia Militar do Tocantins conta com 52 instrutores ativos – policiais militares voluntários. Este ano ultrapassou a marca de 400 mil atendimentos.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorGoverno se reúne com Poderes na busca de soluções para a situação econômica do Tocantins
Próximo artigoPaulo Mourão mostra preocupação com possível fechamento de Comarcas pelo Tribunal de Justiça