Foto: Marcos Filho
Foto: Marcos Filho

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, entregará nesta terça-feira, 14, às 10 horas, a maior obra de engenharia em execução no Estado e novo cartão postal da cidade, a Via Lago. Com 100 mil metros quadrados de área e 1,84 km de extensão, a via será inaugurada em solenidade em comemoração aos 59 anos do Município, realizada na própria avenida, e contará com a presença de senadores, deputados federais e estaduais, autoridades regionais e locais e da governadora em exercício, Cláudia Lelis.

A Via Lago começa na foz do Córrego Neblina (no cruzamento com a Avenida Filadélfia) seguindo pelos setores Mansões do Lago, Jardim do Lago, Lago Azul, Parque do Lago e Cidade Nova. A via democratizará o acesso ao Lago Azul e será um ponto de turismo e lazer para a comunidade.

A nova avenida conta com luminárias de LED com rede subterrânea, pistas duplas, ciclovias, áreas verdes, guarda-corpos e um calçadão com grafismos inspirados nos povos indígenas, especialmente os Karajá. A ideia foi do prefeito Ronaldo Dimas devido ao contexto regional e cultural da obra e para fazer uma homenagem aos primeiros habitantes da região.

Mais serviços
A nova avenida conta também com drenagem de alta resistência e uma ponte de acesso aos setores da região sul da cidade. Foram implantados mais de cinco mil metros de rede de drenagem, com 750 tubos de Polietileno de Alta Densidade (PEAD).

Foram implantadas ainda no Lago Azul duas dragas para a construção de uma ilha. O projeto visa a implantação de um local de lazer, com restaurante e acesso será por ponte para pedestres e barcos, com decks de embarque e desembarque.

Recursos
Na primeira etapa da Via Lago, foram investidos R$ 5 milhões, com recursos do Município, quando foi feita parte da terraplanagem. Para a segunda etapa, o Governo Federal e o Município disponibilizaram recursos de R$ 13,5 milhões, com contribuição na liberação de recursos dos senadores João Ribeiro (in memoriam) e Vicentinho Alves e do deputado federal César Halum.

Comentários do Facebook
Artigo anteriorRepresentantes do Vale do Araguaia cobram de deputados apoio em saúde, educação e saneamento básico
Próximo artigoComitiva do Governo chega à Alemanha com boas expectativas para a COP 23