Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Justiça determina o prazo de 10 dias para que Estado providencie defensor titular para Comarca de Ananás
    NORTE

    Justiça determina o prazo de 10 dias para que Estado providencie defensor titular para Comarca de Ananás

    By Norte do Tocantins22 de novembro de 2017
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    Estado deve providenciar defensor público titular para Comarca de Ananás. A decisão é da justiça que determinou ao Estado do Tocantins, em uma sentença publicada na terça-feira, 22, pelo juiz Vandré Marques e Silva.

    A decisão se deu em Ação Civil Pública em que o Ministério Público sustenta a necessidade do Estado do Tocantins manter um defensor público lotado permanentemente na Comarca, que abrange as cidades de Ananás, Angico, Cachoeirinha e Riachinho. Segundo a ação, a comarca possui apenas defensor substituto que atende apenas 12 pessoas por semana, com agendamento prévio.

    Para o juiz, o quadro de defensores públicos é extenso e o Estado do Tocantins proveu dezenas de vagas criadas numa carreira extremamente valorizada nos últimos cinco anos, com “defensores capacitados, muito bem remunerados e ávidos por atender a população” e não há motivo que justifique a separação entre esses profissionais e a população da Comarca.

    “Uma dinâmica de atendimentos sazonais, uma assistência deficitária e a ausência de defensores nas audiências deste Juízo (que oneram injustificadamente o Estado) não podem ser mantidas e perpetuadas sob o pretexto distorcido de se respeitar o poder discricionário do Estado do Tocantins acerca da lotação de seus servidores, visto que resta clarividente que o interesse público dos hipossuficientes, bem jurídico tutelado cujo resguardo é a missão da instituição Defensoria Pública, está ameaçado pela prostração consciente da Administração Pública”, afirma o magistrado, ao decidir pela condenação do Estado.

    O juiz deu prazo de dez dias para o Estado cumprir a determinação.

    Confira a sentença.

    POSICIONAMENTO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO TOCANTINS

    NOTA

    A Defensoria Pública é uma instituição autônoma e, no caso, sequer foi chamada a participar do processo judicial, o que nos causa estranheza. Afirmamos que atualmente a unidade da Defensoria Pública de Ananás é atendida por membro designado.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleAção obriga Prefeitura de Riachinho a realizar concurso público e rescindir contratos
    Next Article Casas do ‘Minha Casa Minha Vida’ em Araguaína estão abandonadas enquanto 7 mil famílias esperam na fila
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Amigo de Fenelon Barbosa e da família, Divino Careca morre; governador Wanderlei Barbosa lamenta

    25 de julho de 2026

    Convenção de Dorinha: 5 de agosto | 16h no Espaço Cultural, Palmas será o centro da política tocantinense!

    21 de julho de 2026

    Silvanópolis, Nova Rosalândia e Taipas reforçam apoio ao pré-candidato ao Senado Gaguim e fortalecem projeto no Tocantins

    21 de julho de 2026

    Após testes, especialistas descobrem danos irreversíveis e ponte terá que ser reconstruída do zero

    18 de julho de 2026

    Wanderlei apresenta Dorinha como sua sucessora e convoca povo do Tocantins para nova caminhada

    16 de julho de 2026

    Multidão de mais de 12 mil pessoas marca lançamento da aliança liderada por Wanderlei, Dorinha e Wagner

    16 de julho de 2026

    Últimas Notícias

    Justiça manda página apagar vídeo manipulado; perfil atua como cabo eleitoral de Vicentinho Júnior

    29 de julho de 2026

    Gaguim dispara em 2º lugar para o Senado e reforça avanço da pré-candidatura

    28 de julho de 2026

    Com Wanderlei, pré-campanha de Dorinha ganha novo impulso em encontro com lideranças

    28 de julho de 2026

    Com elogios a Wanderlei, Dari Fronza afirma que, eleito deputado estadual, terá a segurança como uma das bandeiras do mandato

    27 de julho de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.