A segunda edição do “FACIT Aberta”, evento que abre as portas do campus II da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT-TO para toda a comunidade de Araguaína, terá uma programação diferente neste ano. As atividades acontecerão em dois dias, 10 e 11 de novembro, e incluirão um Sarau, também realizado pelo segundo ano consecutivo.

Outra novidade é que o FACIT Aberta está sendo planejado e operacionalizado pelos alunos do curso de Administração da instituição. “É um desafio e tanto para eles. Acreditamos que é uma das formas mais eficientes de mostrar, na prática, toda a potencialidade de um administrador. Fizemos eventos preparatórios, imersões e encontros até chegarmos ao formato ideal”, conta o coordenador do curso, Marcelo Molina Mari.

Todos os cursos da FACIT-TO (Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Odontologia) participam do evento, que tem caráter vocacional, apresentando aos participantes quatro profissões como opção de carreira.

Sarau

No dia 10, no palco do Espaço Cultural de Araguaína (Avenida Tocantins, Setor George Yunes), a partir das 19 horas, acadêmicos, professores e colaboradores da FACIT se revezarão em diversas apresentações artísticas durante um Sarau. As atrações incluem shows de humor, música, apresentações teatrais e o que mais a imaginação e criatividade os participantes permitirem.

“Ao chegar ao fim do ano letivo, a ideia é criar um momento de descontração, interação e integração entre todos os alunos. E, por que não, descobrir novos talentos? Este momento é importante para fortalecer os laços e estimular ainda mais os alunos e professores”, pontua Jairo Roberto Lyra, coordenador acadêmico da FACIT.

Atividades diversas

Já no dia 11, é a vez da comunidade conhecer toda a estrutura do campus II da FACIT (TO-222) e participar de inúmeras atividades planejadas pelos acadêmicos. A expectativa da organização do FACIT Aberta é receber de 1.000 a 1.500 alunos de ensino médio de escolas públicas, particulares e do Colégio Militar de Araguaína.

Entre as atividades previstas estão um passeio ciclístico, saindo da FACIT I (Rua D, 25, Setor George Yunes) às 7h30, em direção ao campus II (evento que marcará a abertura do FACIT Aberta); palestras vocacionais; campeonatos de truco, sinuca e vídeo game, feira gastronômica, demonstração de peças anatômicas, lâminas no microscópio, entre outras atividades.

Para a diretora geral da FACIT, Ângela Maria Silva, a aproximação com a comunidade é o melhor caminho para mostrar as potencialidades da FACIT. “Nosso grande objetivo é mostrar para nossa população a qualidade da nossa estrutura e ensino, os grandes investimentos que fazemos pela educação superior de Araguaína e região. Também é uma forma de retribuirmos toda a confiança depositada em nosso trabalho durante todos esses anos”.

Tradição

O “FACIT Aberta” teve origem no projeto “Aprender a Empreender”, do curso de Administração, em 2015. Em 2016 aconteceu a primeira edição no formato atual e envolveu alunos dos três cursos da faculdade. Centenas de pessoas participaram de palestras sobre saúde bucal, campeonato de games, Olimpíada de Matemática e uma variada “praça” de alimentação.

 

Comentários do Facebook
Artigo anteriorProjeto de Barbiero visa isentar taxas e custas de processos sobre verbas alimentares
Próximo artigoFórum Estadual do Lixo em Araguaína debateu destinação dos resíduos sólidos e atuação de cooperativas