Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    • HOME
    • TOCANTINS
    • PALMAS
    • NORTE
    • POLÍTICA
    • ELEIÇÕES 2026
    • POLÍCIA
    • MARANHÃO
    • PARÁ
    • GERAL
    • SOCIEDADE & BLZ
    Norte do TocantinsNorte do Tocantins
    Início » Servidor da Unirg é acionado na justiça por receber 6 meses de salário sem trabalhar
    NORTE

    Servidor da Unirg é acionado na justiça por receber 6 meses de salário sem trabalhar

    By Norte do Tocantins21 de novembro de 2016
    WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Tumblr Email

    O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou Ação Civil Pública contra o servidor público Arlon Palmeira Vieira, da Fundação Unirg, localizada em Gurupi, por ter recebido salário sem trabalhar durante quase seis anos, de 2006 a 2012. O então chefe de Recursos Humanos da Unirg, Fábio de Paula Rodrigues Chaves, também é parte no processo judicial.

    Segundo relatado na Ação, Arlon Vieira foi empossado como servidor concursado na Unirg em outubro de 2006, no cargo de técnico de estúdio e vídeo. Logo após a posse, o chefe de Recursos Humanos da faculdade o cedeu, em caráter informal, para a Prefeitura de Gurupi, onde Arlon já possuía vínculo como servidor efetivo desde 2004.

    Assim, entre outubro de 2006 e junho de 2012, o servidor recebeu salários integrais dos dois entes públicos, porém, prestando serviço em apenas um deles, no caso, a Prefeitura de Gurupi.

    É mencionado, ainda, que Arlon Palmeira Vieira cometeu falsidade ideológica no ato de sua posse na Unirg, por ter declarado que não exercia outro cargo público remunerado.

    As irregularidades foram apuradas em investigação realizada pela 8ª Promotoria de Justiça de Gurupi, que atua na área de defesa do patrimônio público. O prejuízo aos cofres públicos com o pagamento indevido de salários no período dos quase seis anos é estimado em R$ 150 mil.

    A Ação Civil Pública pede a condenação de Arlon Palmeira Vieira e Fábio de Paula Rodrigues Chaves pela prática de improbidade administrativa. Em caso de condenação, eles ficam sujeitos ao ressarcimento integral do dano, pagamento de multa civil, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o poder público, entre outras sanções.

    O ex-chefe de Recursos Humanos da Unirg foi acionado por ter praticado ato que não lhe competia, qual seja, a cessão informal de Arlon Palmeira Vieira à Prefeitura de Gurupi, viabilizando a prática de improbidade administrativa que acarretou enriquecimento ilícito, dano ao erário e ofensa aos princípios constitucionais da administração pública.

    O Promotor de Justiça Roberto Freitas Garcia esclarece que, nas investigações realizadas, ficou comprovado que não houve omissão por parte dos servidores que ocupavam a presidência da Fundação Unirg na época dos fatos. A  presidência teria tomado conhecimento do ilícito apenas tardiamente, ocasião em que adotou providências para pôr fim à cessão ilegal do servidor à Prefeitura de Gurupi, bem como instaurou processo disciplinar em desfavor de Arlon Palmeira Vieira.

    Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest Telegram Email
    Previous ArticleDia Internacional de Combate à Corrupção: Instituições de controle promovem debate em alusão à data
    Next Article Pai do deputado Amélio Cayres falece em Augustinópolis
    Vagas de Empregos

    Related Posts

    Jovem de 20 anos é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Araguaína

    26 de setembro de 2026

    Gaguim apresenta proposta de atuação no Senado em encontros com advogados, produtores e lideranças

    23 de setembro de 2026

    Governador Wanderlei Barbosa lamenta morte do cantor Rick e decreta luto oficial de três dias

    23 de setembro de 2026

    Helicóptero com cantor Rick desaparece em Santa Catarina; buscas são suspensas por mau tempo

    21 de setembro de 2026

    Gaguim recebe apoios em Wanderlândia, prestigia Flávio Cabanhas em Araguaína e reúne aliados em Lagoa da Confusão

    21 de setembro de 2026

    Operação mira tráfico de drogas e bloqueia R$ 412 milhões de suspeitos no Tocantins

    16 de setembro de 2026

    Últimas Notícias

    Criança de 2 anos de Palmas morre em acidente com ônibus na Bahia; mãe fica ferida

    27 de setembro de 2026

    Unidade Móvel de Oftalmologia chega a Palmas e deve realizar até 1,4 mil cirurgias de catarata em 45 dias

    27 de setembro de 2026

    Jovem de 20 anos é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Araguaína

    26 de setembro de 2026

    Dorinha e Atos Gomes reúnem multidão de jovens em Palmas

    26 de setembro de 2026
    Categorias
    • CURTAS
    • ELEIÇÕES 2026
    • ESPORTE
    • GERAL
    • MARANHÃO
    • NORTE
    • PALMAS
    • PARÁ
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • SOCIEDADE
    • TOCANTINS
    • VÍDEOS
    Facebook WhatsApp X (Twitter) Instagram YouTube
    • Fale conosco
    • Quem somos
    • Expediente
    • Anuncie no site
    • Envie sua notícia
    © 2026 Norte do Tocantins | Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Network F5

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.